Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Dispositivo informa sobre funcionamento de bombas de recalque instaladas na Vila Contente
29/10/2015 14h19

Prefeitura instalou rede de galerias e sistema de bombeamento para lançar volume de águas da chuva para o Córrego Corvo Branco

Os diretores do SAAE, José Antônio Marise, de Obras e Infraestrutura, Antônio da Silveira Correia, e o 2º sargento PM, Luiz Carlos Sabatini (Base de Bombeiros) e coordenadores da Prefeitura, participaram nesta semana de uma reunião, onde foi demonstrado todas as providências tomadas pela Prefeitura no sentido de minimizar o efeito das chuvas na vila contente, como também um treinamento para coordenar as ações de emergência ao ser acionado a sirene de alerta do funcionamento do sistema de bombeamento de água pluviais, instalado nas proximidades do cruzamento das ruas Pedro Álvares Cabral e Martin Afonso, na Vila Contente.

Uma rede de galerias para águas pluviais foi executada para captar o maior volume de água superficiais do bairro e direcioná-las utilizando a inclinação natural do solo para o Córrego Corvo Branco.

O sistema de bombeamento foi instalado pela Prefeitura para lançar as águas sobre o Córrego em momentos de chuvas intensas e um dique foi executado para que em momentos de enchente em que a vazão das águas chegam ao limite da calha do Córrego não ocorra a inundação das edificações.

Este sistema funciona com duas bombas submersas e um tanque, ao ocorrer o fechamento da comporta o tanque receberá as águas que escoam pelas sarjetas e as bombas submersas lançam este volume sobre o Córrego.

No local, a Prefeitura também instalou um dispositivo que emite um sinal sonoro se o sistema apresentar algum problema. Neste caso, a comunidade deverá seguir as orientações afixadas no local.

A Diretoria de Obras e Infraestrutura instalou no local placa informando os números de telefone para o contato com a Prefeitura, SAAE e Corpo de Bombeiros. Periodicamente a equipe técnica da Prefeitura realiza uma aferição do sistema, a fim de checar e verificar o seu funcionamento.