Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
29/10/2015 11h35

Cargos em Comissão

Cargos em comissão representam 0,7% do quadro de pessoal

Muito se fala sobre cargos em comissão, havendo muitas distorções e confusões sobre o assunto.

A verdade é que os cargos em comissão estão previstos na Constituição Federal e podem ser ocupados por pessoas não concursadas para exercerem atividades de direção, chefia e assessoramento. A Prefeitura de Lençóis Paulista possui em torno de 2030 servidores. Destes, apenas 15 continuam contratados dessa maneira. São eles: Elizabeth O. Athanasio (Assistência), Maria Elena D. Paulino (Assistência), Luiz Eduardo Conti (Planejamento), José Lenci Netto (Esporte), José Alberto Paschoarelli (Obras), José Medola (Planejamento), Jacó Joner (Esportes), Celso Angelo Mazzini (Esportes), Waldir Gomes (Júridico), Orlando Credídio Filho (RH), Kátia Sartori (Saúde), Paulo Roberto Giglioli (Saúde), Ana Carla Izeppe (Educação), Juliana C. M. Gonçales (Gabinete) e Eduardo Magalhães (Gabinete).

Importante destacar que nesse mandato já houve uma redução de 20% no número de pessoas que exercem estes cargos e atualmente eles representam apenas 0,7% do quadro de pessoal.

Fiel à política de prestigiar o funcionário público e ciente da impossibilidade de gerir uma organização com mais de 2000 trabalhadores sem a ajuda de líderes competentes, a prefeita Bel designou para alguns cargos comissionados servidores públicos concursados, que recebem um adicional para exercerem essas funções. Dessa forma, além de motivar os funcionários efetivos, que se sentem valorizados, reduz-se significativamente o montante desembolsado pela Prefeitura para remunerar profissionais que exercem funções de direção, chefia e assessoria.