Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Fiscais reforçam campanha “Eliminando a capina química nas Cidades Paulistas”
28/10/2015 15h40

Fiscais reforçam campanha “Eliminando a capina química nas Cidades Paulistas”

Uso de agrotóxico em área urbana só deve ocorrer em caso de epidemia

Integrantes do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária visitaram as casas de produtos agropecuários de Lençóis Paulista orientando e distribuindo panfletos da campanha “Eliminando a Capina Química nas Cidades Paulistas”.

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças e Centro de Vigilância Sanitária, vai intensificar a fiscalização sobre a utilização de produtos químicos para capina na área urbana. O uso de agrotóxico nesses locais só se justifica em caso de epidemia ou quando recomendado por uma autoridade de saúde.

De acordo com o material da Secretaria, a capina química em área urbana pode resultar em danos à saúde, devido à grande concentração de pessoas. As crianças são mais vulneráveis e sujeitas às intoxicações por possuir menor massa corporal e por ficarem mais expostas. Além das crianças, idosos, mulheres grávidas e doentes, que podem ter sua condição de saúde agravada.

Os técnicos alertam ainda para os danos ao meio ambiente. Os produtos podem intoxicar animais domésticos como cães, gatos e passarinhos, causar a contaminação do solo, e destruir jardins e árvores que seriam atingidos durante o processo de aplicação.