Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / 'Agita Caju' convida a população para caminhada
20/10/2015 16h03

'Agita Caju' convida a população para caminhada

Caminhada acontece de segunda, quarta e sexta, a partir das 7h

A equipe de agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família, no Jardim Caju, convida a população do bairro a fugir do sedentarismo. Desde agosto, os servidores colocam em prática o projeto “Agita Caju”, que consiste em caminhadas monitoradas três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras. A atividade começa às 7h, na unidade, com aferição da pressão arterial e alongamento para evitar lesões. Esta última atividade é orientada por um agente, estudante de fisioterapia. Depois, os agentes e moradores percorrem cerca de 3,5 km. Na volta do percurso, há nova verificação das condições de saúde.

Segundo a enfermeira Camila Chaves de Souza, o projeto é resultado de um curso realizado com todos os agentes, em maio deste ano. Uma das propostas desta capacitação, era desenvolver uma atividade com a comunidade. Optou-se pela caminhada, como forma de reduzir danos e riscos à saúde dos pacientes hipertensos e diabéticos, que estavam sedentários.

Jocemara de Souza Rodrigues Marins é moradora do bairro, aderiu à caminhada e está colhendo os frutos: redução das taxas de colesterol, triglicérides e consegue manter a pressão arterial mais baixa. “Para mim foi muito bom. Sofro de pressão alta e a médica da unidade sempre indicou a caminhada. Em grupo, está ainda melhor”

A expectativa é que o número de participantes aumente com a chegada das estações mais quentes e com a divulgação do projeto. A enfermeira orienta quem deseja participar a usar roupas leves, tênis confortável e uma garrafa de água, para garantir a hidratação.