Lençóis Paulista, 29 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista tem desempenho destacado em relatório desenvolvido pelo Tribunal de Contas de SP
09/10/2015 14h51

Dos 39 municípios da região administrativa, Lençóis é um dos 9 a obter o índice B+, considerado muito efetivo

A Prefeita Bel Lorenzetti esteve em São Paulo, na segunda-feira, 05/10, onde participou do lançamento oficial do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada no Centro e Convenções Rebouças quando foram entregues aos Prefeitos o 1º Anuário e o Relatório de Desempenho Municipal. O índice de Lençóis Paulista foi B+, considerado Muito efetivo. Nenhum município obteve a distinção A (Altamente efetiva).

Dos 39 municípios da região administrativa, apenas nove estão inseridos na faixa B+ e os destaques de Lençóis Paulista foram as classificações obtidas nas áreas de Educação e Meio Ambiente, com o índice A.

Como é elaborado o IEGM

O IEGM é composto por sete índices setoriais consolidados em um único índice por meio de um modelo matemático que, com foco na análise da infraestrutura e dos processos dos entes municipais, busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas por seus gestores.

A combinação das análises dos índices temáticos tem o objetivo de, ao longo do tempo, avaliar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva, e com isto, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

Os sete índices avaliados compreendem as áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Fiscal, Meio Ambiente, Proteção ao Cidadão e Governança de Tecnologia da informação. O IEGM possui cinco faixas de resultados, definidas em razão da consolidação das notas obtidas nos sete índices: A) Altamente efetiva, B+) Muito Efetiva, B) Efetiva, C+) Em fase de adequação e C) Baixo nível de adequação.

A finalidade do relatório é fornecer ao gestor municipal a possibilidade de comparar o desempenho do município com outros similares, possibilitando identificar as melhores práticas de forma a contribuir para uma melhora no desempenho da administração municipal.