Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista programa série de ações no “Dia de Ler” em 01 de outubro
25/09/2015 16h20

Lençóis Paulista programa série de ações no “Dia de Ler” em 01 de outubro

Todas as iniciativas poderão ser compartilhadas nas redes sociais com o uso da #diadelerlp

A Prefeita Bel Lorenzetti, em companhia do Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo e a Coordenadora de Projetos e Convênios da Diretoria de Educação, Sabrina Amoedo dos Santos, anunciaram na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, as ações e a agenda do “Dia de Ler”, que será realizado na quinta-feira, 01 de outubro.

Esta iniciativa foi instituída por meio do Decreto Executivo de 22 de junho de 2015 e sua intenção é a de mobilizar e envolver o máximo possível de entidades, associações, comércio, a indústria, unidades escolares, departamentos da Prefeitura, Igrejas, para que estimulem à leitura.

“Pretendemos que este se torne um dia em que todos possam fazer uma pausa para leitura, por mais simples que seja, como ler um poema, e que esta pequena ação seja registrada nas redes sociais como forma de garantir que a Cidade do Livro cada vez mais se configure como uma Cidade de Leitores”, enfatizou a Prefeita Bel.

O Diretor de Cultura explica que foi elaborada uma extensa programação com o objetivo de estimular os leitores à participação. O palco central do Dia de Ler será na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, que terá uma série de atividades ao longo do dia “e para que todos possam participar vamos estimular o uso da #diadelerlp por aqueles que, ao realizarem uma atividade de leitura, possam fazer a postagem nas redes sociais”.

Sabrina Amoedo reforça que o município conta com diversos trabalhos de leitura tanto na diretoria de Cultura quanto Educação e que “agora, com o Dia de Ler, podemos evidenciar e fomentar nossas ações de leitura, adequando-as, melhorando-as e até mesmo criando novas ações”.

Confira as ações desenvolvidas no Dia de Ler e programe-se para participar no dia 01 de outubro e participe pela #diadelerlp.

Programação "Dia de Ler" - Lençóis Paulista

01/10/2015 - #diadelerlp

Biblioteca Municipal Orígenes Lessa

Patrocínio Grupo Lwart e Ministério da Cultura

Apoio Zilor

8h - Abertura com Leitura pela Prefeita Bel Lorenzetti

8h30 - Peça Linda História de Amor da Jovem Bela Flor e a Horrenda Criatura

9h - A Hora do Conto

10h - A Hora do Conto

10h30 - Peça Flautista Mágico

13h30 - Peça A Roupa Nova do Rei

14h - A Hora do Conto

15h - A Hora do Conto

15h30 - Peça A Princesa e a Ervilha

19H30- A Hora do Conto e peça Exercícios de Existir

→ Feira de troca de livros durante todo evento

Programação na Rua 15 de Novembro

09h30 - Casas Pernambucanas - Apresentação de Leituras com acompanhamento da Banda da Escola Municipal Lina Bosi.

15h - Ótica Contente - Apresentação de leituras com acompanhamento da Banda da Escola Municipal Idalina.

17h - Itaú / BB - Apresentação da Banda Zillo Lorenzetti

Programação Alfredo Guedes

10h - Praça da Igreja - Apresentação de leituras com acompanhamento da Banda da Escola Municipal Philomena.

→ Durante o dia leituras no alto-falante da igreja

Programação "Espaço Cultural "Cidade do Livro"

Blogando em Lençóis Paulista

Palestra com Daniel Bovolento - "Do blog ao livro: como um bom planejamento nas redes pode ajudar a trazer seu projeto pra vida real?".

"Em um universo em que muitos pesquisadores da comunicação indicam que os blogs deram lugar ao conteúdo rápido das redes sociais, milhares de produtores de conteúdo continuam a crescer com blogs e para produzir seus próprios conteúdos. A palestra pretende mostrar como um bom projeto digital pode ganhar vida fora da web." Daniel Bovolento, autor do blog "Entre todas as coisas" e do livro "Por onde andam as pessoas interessantes?”.

A segunda parte da programação será dedicada ao universo da literatura no Youtube. Está programado um debate entre Juliana Daglio, autora dos livros "Uma canção para libélula" e "O lado negro" e os booktubers, Rafael Ribeiro e Mariana Zillo, que falarão sobre o crescimento desses canais dedicados a crítica literária e como eles têm conquistado seguidores, aumentado o interesse de muitos jovens pelos livros.

Ações da Diretoria de Educação

Atividades diversificadas durante todo o dia em unidades escolares – municipais – estaduais – particulares – profissionalizantes, que serão registradas e postadas em mídias sociais, entre elas destaque para:

→ Promoção de momentos de leitura no ambiente escolar (sala de aulas, pátio, biblioteca)

→ Visitação de alunos, em locais próximos às escolas, que farão a leitura de poemas, textos para as pessoas presentes no momento com a seguinte pergunta: “Posso ler para você?”

→ Visitas de alunos na praça para a “Hora do Conto” (contação de histórias)

→ Participação das bandas das escolas Lina Bosi Canova (J. Ubirama) , Idalina Canova de Barros (J. Nova lençóis) e Guiomar Fotunata Coneglian Borcat (J. Caju) em ações na Rua 15 de Novembro, Biblioteca e no bairro.

→ Entrega de marca páginas confeccionados pelos alunos que serão entregues nas visitas de leitura para a comunidade

Ações Prefeitura (Paço Municipal)

→ Distribuição de textos para os servidores lotados no Paço Municipal

→ Realização de concurso literário (produção de poema e crônica), tendo como tema a Leitura Transformando Vidas, uma iniciativa da Cooperserv em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos, para todos os servidores, cooperados ou não.