Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Quarto Simpósio de Práticas Educativas promove aprendizado com a troca de experiências
01/09/2015 11h56

Raquel Ramos Romani, da Diretoria de Educação, agradece aos educadores que inscreveram suas práticas pela participação

A Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Educação, em parceria com a Editora Positivo, realizou na segunda-feira, dia 31, o Quarto Simpósio de Práticas Educativas “Partilhando Caminhos, Semeando Descobertas”. O evento foi realizado na escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju), durante todo o dia, e reuniu cerca de 500 educadores, entre professores e gestores da Rede Municipal, que tiveram um dia de aprendizado, mas também de confraternização.

Segundo a organizadora do evento, Raquel Ramos Romani, da Diretoria Municipal de Educação, a programação dá a oportunidade de formação profissional por meio da troca de experiências positivas entre os próprios profissionais, já que uma das principais atividades é a apresentação de boas práticas adotadas na sala de aula.

Os educadores foram orientados a inscrever suas práticas e elas foram submetidas à análise de uma equipe do Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo, que teceu comentários sobre cada uma delas. Esses 41 trabalhos foram então apresentados durante o simpósio para todos os professores da Rede, que se dividiram em 15 salas para assisti-los, conforme os temas de interesse. Os educadores que apresentaram suas práticas ao final foram presenteados com smartphones, um patrocínio da Editora Positivo.

Palestras e programação cultural

Durante a programação, os profissionais da Rede Municipal também assistiram a duas palestras e participaram de uma atividade cultural. No período da manhã a renomada Educadora Terezinha Azeredo Rios, mestre em Filosofia, Doutora em Educação e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da Universidade de São Paulo, abordou o tema “A escola que faz bem – ética no processo educativo”.

No período da tarde o Dr. Maurício Gonçalves Saliba, professor visitante de pós graduação da Unicamp e professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, falou sobre “A agressividade na história humana”.

A última atividade do dia foi a aula show “Musicando Poesia”, com o músico, compositor e produtor cultural Eduardo Santhana, quem possui mais de 500 composições, muitas delas gravadas por nomes importantes da Música Popular Brasileira.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO NA GALERIA DE IMAGENS: clique aqui.