Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Termo de parceria amplia programa Quando Acaba a Pilha
14/08/2015 14h21

Termo de parceria amplia programa Quando Acaba a Pilha

Prefeita Bel com diretor Benedito Martins e servidores do Meio Ambiente e SAAE

A prefeita de Lençóis Paulista, Bel Lorenzetti, e os prefeitos Tarcísio Mateus Abel (Macatuba), Daniel Pereira de Camargo (Pederneiras), Everton Octaviani (Agudos) e Elias Salto Siqueira, diretor de Gabinete de Borebi participaram nesta sexta-feira, 14, em Macatuba, da assinatura do Termo de Parceria para o estabelecimento de articulação entre os municípios na área de resíduos sólidos, com ênfase na ampliação do Programa Quando a Pilha. Em Lençóis Paulista, o programa existe desde 2007 (veja galeria de fotos da assinatura).

A iniciativa está relacionada às diretivas nas áreas de resíduos sólidos, educação e estrutura ambiental no Programa Município Verde Azul – ciclo 2015. Com a assinatura do termo de parceria, o Programa Quando Acaba a Pilha será ampliado.

Cada município será responsável pelo recolhimento e armazenamento das pilhas e baterias utilizadas. Os municípios vão promover campanhas para mobilizar todos os setores da sociedade acerca da importância da destinação, descarte e armazenamento corretos desses produtos.

Anualmente, os municípios parceiros devem garantir o transporte e segurança das pilhas e baterias utilizadas para a cidade de Pederneiras, que será responsável para realizar o contato e informar as demais cidades sobre as datas de coleta. O material será encaminhado para a ABINEE (Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica).

A iniciativa busca promover a sensibilização e disseminação de informações para com a população sobre os perigos, envolvidos no descarte inadequado destes resíduos que contém em suas composições metais pesados, como lítio, chumbo, mercúrio e outros, podendo contaminar todo um ecossistema e comprometer a saúde humana.

Além da prefeita Bel Lorenzetti, participaram do encontro o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins, o educador Ambiental Helton Damacena, articuladores do Programa Verde Azul em Lençóis Paulista e dos servidores do SAAE, Milena Guirado Coneglian e William Donizete de Assis.