Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agrifam 2015 – Produtores rurais vão receber apoio para fazer o CAR
23/07/2015 09h30

Agrifam 2015 – Produtores rurais vão receber apoio para fazer o CAR

Foto área do Recinto de Exposições durante edição da AGRIFAM

Os produtores rurais que visitarem a AGRIFAM 2015 (Feira da Agricultura Familiar) poderão fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) gratuitamente.

Os agricultores vão receber apoio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Esta ação também tem o apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, cidade onde a Agrifam é realizada este ano.

Para realizar a declaração do CAR, ao visitar a AGRIFAM 2015, os interessados devem levar as seguintes informações: nome, CPF, endereço da propriedade; área do imóvel rural, indicada na(s) matrícula(s) ou no documento de posse; e os números das matrículas do imóvel rural (caso seja propriedade registrada).

Vale lembrar que o cadastro é obrigatório e o prazo se encerra em cinco de maio de 2016. A inscrição é gratuita e pequenos imóveis (até 4 módulos fiscais) têm garantido apoio gratuito do poder público. O cadastro será exigido como condição pelos bancos, para concessão de crédito agrícola; pelos cartórios, para transações imobiliárias; e pelos órgãos ambientais, para fins de licenciamento.

O produtor rural que visitar a AGRIFAM 2015 também poderá contar com atendimento especializado dos consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O estande, com 100 metros quadrados, será todo equipado com sala de recepção, mesas para atendimento e consultores especialistas em agronegócios.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Agrifam

A AGRIFAM 2015 é uma realização da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo) e ocorre no recinto de exposições “José Oliveira Prado”, mesmo local das feiras Facilpa e Expovelha.

Este ano é esperado um público de 30 mil visitantes e a expectativa é de uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 20 milhões. AGRIFAM 2015 é realizada de 31 de julho a 02 de agosto, das 8 às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos.

 

notícias relacionadas

Tags: agrifam, , produtores, rurais, vão, receber, apoio, para, fazer.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo