Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com "Khan Academy", alunos aprendem brincando
20/07/2015 12h01

Com "Khan Academy", alunos aprendem brincando

Plataforma de exercícios online tem característica de game, o que motiva a aprendizagem dos alunos

Neste ano, todos os alunos do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano) da Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista estão envolvidos no projeto “Khan Academy", desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal com a renomada Fundação Lemann. Ele contribui com o aprendizado de matemática a partir de vídeos de aulas dinâmicas, com plataforma de exercícios online que tem características de game. Assim os alunos "aprendem brincando" e os professores monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real.

O projeto iniciou na Rede Municipal em 2013, então para os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos. Por conta dos bons resultados alcançados, a iniciativa foi ampliada. “Cada aluno avança no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes. E, para o professor, a ferramenta permite a possibilidade de um planejamento de aulas personalizadas, considerando as dificuldades e demandas individuais”, explica a educadora Sabrina Amoedo dos Santos, responsável pelo setor de projetos e convênios da Diretoria Municipal de Educação.

A Khan Academy foi criada pelo engenheiro matemático dos Estados Unidos Salman Khan, quem fundou uma instituição sem fins lucrativos e publicou no YouTube 2.700 aulas em vídeo, as quais já foram vistas mais de 115 milhões de vezes, por alunos do mundo todo.

No Brasil, a Fundação Lemann é a responsável por dublar esses vídeos e adaptar o software para a realidade educacional do País. Lençóis Paulista foi uma das cidades contempladas para trabalhar com a metodologia por cumprir todos os critérios definidos pela Lemann, entre eles infraestrutura necessária e a cultura de utilizar a tecnologia na sala de aula para estimular a aprendizagem.