Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação cumpre TAC das creches
10/07/2015 10h46

Educação cumpre TAC das creches

Crianças na creche Dona Neide Madeira Dias, na Cecap: autonomia na hora da alimentação

A Educação em Lençóis Paulista já supera para o período o número de matrículas estipulado pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura e a Promotoria de Justiça para ampliar o atendimento em creches. O acordo previa que entre os anos de 2014 e 2015 fossem matriculadas 755 crianças que estavam na lista de espera, mas já foram matriculadas 791 delas.

A geração de mais vagas foi possível com novos investimentos no setor e a reorganização do atendimento na Educação Infantil para as crianças de 4 e 5 anos. Duas novas creches também estão em construção no momento, no Jardim Maria Luíza 4 e no Grajaú, cada uma com capacidade para atender 120 crianças.

“Avalio o trabalho que nós fizemos em relação a essa lista de espera de 0 a 3 anos muito positivo”, diz a diretora de Educação, Lucinara Barbosa. “A compreensão da comunidade também foi importante, porque até então atendíamos crianças de 4 e 5 anos em período integral nas unidades, porém, dessa forma, deixávamos de atender as crianças com idade de creche que, prioritariamente, tinham direito. Com a reorganização conseguimos atender toda a demanda de 4 a 5 com pelo menos meio período de educação, como prevê a legislação, e não deixamos de atender as crianças de creche”, explica.

Hoje o atendimento em período integral de crianças com idade entre 4 e 5 anos acontece em dois bairros, no Jardim Primavera e no Júlio Ferrari. Segundo a diretora de Educação, também há estudos para aumentar o atendimento em período integral dessa faixa etária, mas, primeiramente, é preciso zerar a lista de espera por vagas em creche que, no momento, possui 126 crianças.

No País

O Plano Nacional de Educação determina como meta o atendimento nas creches de 50% das crianças até o ano 2024. Quando levamos em consideração o número de famílias que pleitearam as vagas em creches na cidade (não o total de crianças do município), Lençóis já atende neste momento 86 % da demanda.