Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / ESF Júlio Ferrari promove sessão da tarde
10/07/2015 09h41

ESF Júlio Ferrari promove sessão da tarde

Cinema e pipoca para aproximar a comunidade e informar

Sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante, para a população do Júlio Ferrari. A iniciativa é da equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro. O primeiro encontro entre agentes comunitários de saúde, profissionais e moradores aconteceu no Centro Educativo Mário Covas. A ideia é que as sessões se repitam a cada dois meses. Quando as estações mais quentes voltarem, o projeto será executado no período da noite, em locais de grande circulação, como a pista de skate. O tema do filme na sessão da tarde comunitário é a situação de risco social em que se encontram milhões de crianças em todo o país. Como no bairro muitas crianças e adolescentes também estão em situação de risco social, a ideia é mandar a mensagem de que quem escolhe o caminho da droga e do crime, pode estar comprometendo o futuro. Indiretamente, os agentes comunitários de saúde querem aproximar e apresentar à comunidade o que há à disposição das famílias, como as atividades do Centro Educativo ou os cursos do Centro Municipal de Formação Profissional, por exemplo. O projeto de cinema é desdobramento de um curso pelo qual passaram todos os agentes, realizado no mês de maio. A capacitação 'Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental' apresentou conhecimento técnico sobre a dependência química, embasando as práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas. Embora, o curso já tenha sido finalizado, as equipes ficaram com uma lição de casa muito importante: usar as ferramentas que têm disponíveis para transformar as comunidades onde atuam.