Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Creche usa música e frutas para ampliar repertório dos alunos e ensinar alimentação saudável
26/06/2015 10h42

As crianças durante visita à prefeita Bel Lorenzetti, quando apresentaram a música que aprenderam com o projeto “Pomar”

Os alunos do Maternal I da Creche Municipal Wilson Trecenti, localizada no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, participaram de um projeto contagiante, que ganhou o nome de “Pomar”. Na prática, a escola usou música e frutas para ampliar o repertório de palavras das crianças e melhorar a linguagem e expressão corporal delas.

Entre as ações, os alunos conheceram as características das frutas (principalmente as fornecidas na merenda escolar), realizaram trabalho de artes sobre elas e confeccionaram tambores para tocar, cantar e dançar música com o tema - atividade que sempre vira festa. Os próximos passos foram a apresentação do trabalho para as famílias e a degustação de uma saborosa salada de frutas, preparada com as fornecidas pela merenda escolar e outras viabilizadas com a participação dos pais. Para encerrar o trabalho, recentemente as crianças foram até o gabinete da prefeita Bel Lorenzetti para mostrar um pouco do que aprenderam.

Aprendizagem concretizada

Ao término do projeto as crianças tiveram avanços no seu desenvolvimento, o que foi percebido pelos educadores e pelos pais. “As crianças aprenderam sobre a alimentação saudável e envolvemos arte, criatividade, movimento. Para tornar tudo ainda mais concreto para elas, também visitamos um mini pomar, que tinha mamão, abacate, jabuticaba, banana. Temos até alunos que não gostavam de algumas frutas e passaram a gostar”, diz a professora Camila Mussoline Bispo.

De acordo com a diretora da unidade, Rosângela Maria Donato Castilho Martins, os pais dos alunos contaram que perceberam em casa a motivação deles com o projeto. “Muitas mães relataram que quando ofereciam em casa uma fruta para a criança, eles explicavam 'Mamãe, a laranja vem da laranjeira; o limão vem do limoeiro' e assim por diante. Então a gente percebe que houve a aprendizagem, ou seja, que foi concretizada a nossa intenção”.