Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista pelos meus Olhos: exposição segue até o final de junho
12/06/2015 16h26

Lençóis Paulista pelos meus Olhos: exposição segue até o final de junho

A aluna Letícia Pires Vieira mostra a bela imagem que fez na Praça do Senai

Foi aberta na manhã da quarta-feira, 10, na Casa da Cultura Maria Bove Coneglian, a exposição “Lençóis Paulista pelos meus olhos”, com fotos feitas pelos alunos dos quintos anos da EMEF Luiz Zillo (Núcleo), durante o projeto que ganhou o mesmo nome da mostra. A exposição pode ser vista pelo público até o dia 30 deste mês.

O projeto foi desenvolvido na escola por iniciativa da estagiária Zuleide Souza, que cursa o sétimo semestre de pedagogia na Facol. Segundo ela, as ações possibilitaram aos alunos um olhar crítico, sensível e construtivo por meio da fotografia em um dos eixos das artes, a visual. Foram apresentadas aos alunos as fotos antigas da cidade e por meio do trabalho eles também puderam comparar o antes e o depois. “Percebi que eles conseguiram ter um olhar mais crítico e mais sensível aos detalhes. E eles viram, na prática, que um mesmo local sempre pode ser visto com olhares diferentes”, comenta.

A aluna de 10 anos, Karen Cristina Rocha, do 5º ano A, assina embaixo. “Na linha do trem, eu nunca tinha reparado, mas quando a gente tira foto fica super legal, principalmente se a gente coloca um efeito”, diz. Ela conta que, por meio das ações do projeto, passou a conhecer mais a cidade onde vive. “A gente deu voltas na cidade para tirar fotos. Vi os detalhes na Concha Acústica, no Parque do Povo, no Paradão, na Matriz, em muitos lugares. Agora quero continuar fotografando”.

A diretora da escola, Cristiane de Fátima Ribeiro, abraçou a iniciativa desde o princípio e foi atrás das parcerias com as Diretorias de Educação e Cultura para que a ideia se concretizasse. “Avalio que o resultado foi muito positivo. A partir desse momento esses alunos terão uma visão diferente para analisar uma fotografia, uma exposição de quadros e até na própria escola, com certeza, vão valorizar mais os trabalhos que são expostos no hall de entrada”.

A coordenadora da EMEF, Rosalina Souza Ferreira, aponta que todos os envolvidos no trabalho saíram ganhando ao final dele. “A estagiária teve a oportunidade de desenvolver seu projeto sob orientação pedagógica da equipe gestora da unidade escolar em que estava inserida e a parceria da experiência dos professores dos quintos anos. O resultado foi um belo trabalho e uma aprendizagem significativa, com ampliação da visão de mundo das crianças no contexto em que estão inseridas, e uma releitura para os professores de como contextualizar a disciplina de Artes envolvendo todas as outras”, explica.

Veja mais fotos da abertura da exposição: clique aqui