Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da Rede Municipal fazem primeira avaliação do Saelp 2015
03/06/2015 15h56

Alunos da Rede Municipal fazem primeira avaliação do Saelp 2015

Alunos da Escola Eliza Pereira de Barros, no Centro, durante aplicação da prova

Entre os dias 19 de maio e 3 de junho, os alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram as provas do Saelp, o Sistema de Avaliação Escolar de Lençóis Paulista. A avaliação contempla as áreas de matemática, língua portuguesa e produção textual e é aplicada desde a pré-escola até o nono ano do Ensino Fundamental, para mais de 7 mil alunos.

O Saelp é uma avaliação própria criada pelo município de Lençóis Paulista no ano de 2011, que leva em conta a realidade da cidade e possibilita um raio-X da aprendizagem de cada um dos alunos. As provas são elaboradas e também impressas pela própria equipe da Diretoria Municipal de Educação, com o apoio de gestores das escolas municipais.

A partir dos resultados obtidos nas avaliações periódicas do Saelp, cada escola elabora seus planos de ações para corrigir problemas no processo de aprendizagem, já durante o ano letivo vigente. Sempre são estabelecidas metas, que são monitoradas para serem cumpridas.

“Com o Saelp conseguimos avançar muito no desempenho dos alunos. Nós passamos a conseguir monitorar tanto o desempenho geral da escola quanto o desempenho de cada aluno para poder, nesse contexto, melhorar a aprendizagem de todos”, comenta a diretora de Educação de Lençóis Paulista, Lucinara Barbosa. “O monitoramento da aprendizagem também gera informações importantes para que possamos fazer os investimentos corretos na Educação, tanto na área administrativa quanto pedagógica, também em relação à formação de professores e à implantação de projetos nas escolas de acordo com as suas necessidades”.

A próxima aplicação do Saelp ocorrerá no mês de outubro. Até lá as unidades educacionais vão trabalhar com estratégias para intensificar a aprendizagem dos alunos nos tópicos necessários, conforme apontou a avaliação que acaba de ser aplicada.