Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Restos mortais de combatente da Revolução de 32 sepultado na cidade serão transladados para SP
29/05/2015 16h20

Capitão Murray Martins de Carvalho teve destacada atuação em Lençóis Paulista

Os restos mortais do Capitão Murray Martins de Carvalho, veterano constitucionalista que lutou na Revolução de 1932, defendendo o Estado, em seu pleito pela constitucionalização do País contra a ditadura de Getúlio Vargas, serão transladados para São Paulo.

A exumação ocorreu na sexta-feira, 29/05, no Cemitério Municipal Alcides Francisco. A cremação está marcada para para o dia 8/07, durante uma cerimônia realizada pela Cavalaria da Polícia Militar, onde serão veladas as urnas contendo as cinzas do ex-combatente Paulista.

No feriado de 09/07, data em que se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, as urnas contendo as cinzas dos ex-combatentes serão transportadas pelo Corpo de Bombeiros e depositadas em caráter perpétuo no interior do Obelisco e Mausoléu aos Heróis de 32, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, a Associação dos Veteranos de 32 fará a cerimônia intitulada “Imortalização”, que contará com a presença de inúmeras autoridades e do Governador Geraldo Alckmin.

O Obelisco é um dos ícones da cidade de São Paulo e se destaca no Parque do Ibirapuera, sendo que sua construção obedeceu a toda uma simbologia em homenagem à Revolução constitucionalista de 1932. Esta iniciativa é uma justa homenagem prestada ao veterano e ex-combatente de 1932, que lutou pela legalidade da Nação e colocou sua vida a serviço da Pátria. Murray também fez grandes contribuições para o desenvolvimento de nosso Município.

Breve histórico do Capitão Murray Martins de Carvalho

Murray Martins de Carvalho era natural de São João del Rei (MG), onde nasceu aos 6/11/1905, sendo filho de João Martins de Carvalho e de Maria da Conceição Martins. Fez o curso primário e ginasial em Itapetininga, ingressando depois na Faculdade de Farmácia e Odontologia, formando-se em 21/12/1926, estabelecendo a primeira farmácia na cidade de Rio Branco.

Tomou parte ativa na Revolução de 1932 e em 1935 transferiu-se para Lençóis Paulista, estabelecendo-se como farmacêutico da Farmácia São Luiz, em sociedade com Antônio Moretto.

Casou-se em 1938 com Maria Zillo, indo fixar residência em Bauru, estabelecendo-se novamente com a Farmácia Popular. Regressou a Lençóis em 1947, passando a ser proprietário da Farmácia São José.

Em 1950 foi fundador do Ginásio Virgílio Capoani, onde lecionou por vários anos a matérias de Ciências. De sua união com Maria Zillo nasceram duas filhas: Therezinha Murray de Carvalho e Maria Murray de Carvalho. Capitão Murray faleceu em 19/09/1970.