Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ações de bloqueio atingem mais de 26 mil residências
08/04/2015 15h39

Ações de bloqueio atingem mais de 26 mil residências

Mais de duas mil casas foram nebulizadas nos três primeiros meses de 2015

Nos três primeiros meses do ano, 26.057 domicílios de Lençóis Paulista tiveram indicação para a realização do bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Deste total, 10.154 eram imóveis fechados. Como o município possui 24.652 imóveis cadastrados, algumas residências entraram no cronograma de bloqueio mais de uma vez. O bloqueio é a ação programada pelas autoridades de Vigilância Epidemiológica nas áreas onde existem suspeita de dengue. Na prática, consiste na visita casa a casa pelo agente comunitário de saúde, com eliminação de focos e aplicação de larvicida, num raio de 200 metros de onde foi realizada a notificação. Já o processo de nebulização, com a aplicação de inseticida para exterminar o mosquito adulto, foi realizado em 2.194 residências. Além disso, foram realizados 1.812 ações de controle mecânico para a eliminação de criadouros dengue. Este item consiste na eliminação de recipientes com larvas do mosquito ou alto potencial para desenvolvimento de larvas, realizada pelos agentes comunitários de saúde. “Esses dados práticos, principalmente o controle mecânico, reforçam o que os estudos sobre dengue apontam, que a maioria dos focos está dentro de casa. Uma calha, um banheiro que ninguém utiliza mais, a bacia da geladeira, o pratinho de planta”, avalia o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém. “Por isso, não cansamos de fazer um apelo à população, para que cuidem de suas residências, estejam atentos. A dengue é uma doença grave e avança de forma perigosa em nosso município neste ano”, completa.

DenúnciaO número de pessoas que procuraram a Prefeitura para denunciar imóveis em situação de abandono e com focos de dengue também cresceu. Entre janeiro e março, foram feitas 190 denúncias diretamente à Diretoria de Saúde. Outras reclamações feitas aos agentes comunitários de saúde durante as visitas não entraram na conta. As reclamações estão sendo averiguadas por supervisores de saúde.