Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Inscrições abertas para oficina de linguagem quadrinística para formação de leitores
08/04/2015 10h43

No dia 23 de abril, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, localizada na Rua Pedro Natálio Lorenzeti, 286, Centro, irá receber a oficina “A linguagem quadrinística formando leitores hoje”, ministrada pela professora doutora da UNEB (BA) Patrícia Kátia da Costa Pina, autora de diversas obras relacionadas ao tema. A oficina é direcionada, principalmente, para profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programasde incentivo à leitura.

A oficina propõe a discussão da linguagem quadrinística como instrumento de formação leitora na Biblioteca e na Escola. Com a democratização do ensino e com a facilitação do uso do computador, da internet e do celular, as práticas de leitura se transformaram. As habilidades e competências de leitura dos leitores do século 21 são criadas fora dos muros escolares e são marcadas pelo lúdico. Nesse contexto, entram vídeos, quadrinhos, fanzines, revistas, jornais, filmes.

As vagas para a oficina são limitadas e a inscrição é gratuita. Para se inscrever, acesso o link <www.aprendersempre.org.br> .

A programação inclui:

- Os papéis e os limites da Biblioteca e da Escola na formação leitora hoje;

- Definição de possíveis perfis de leitores típicos da sociedade contemporânea;

- Simulação, em grupos, de situações de interação leitora;

- Elementos da linguagem quadrinística em gibis e adaptações de textos literários;

- Atividade em grupo com gibis variados - aspectos da linguagem a ser explorados na formação leitora na Biblioteca e na Escola;

- Socialização dos resultados;

- Discussão das adaptações em sua especificidade;

- Exercício de abordagem das adaptações com o conto A Terceira Margem do Rio (Guimarães Rosa), comparando-se com sua recente adaptação quadrinística;

- Pertinência das adaptações e formas de utilizá-las como instrumento de formação leitora na Biblioteca e na Escola.