Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cozinha Piloto fornece 18 mil refeições balanceadas por dia
31/03/2015 10h45

Cozinha Piloto fornece 18 mil refeições balanceadas por dia

Risoto de linguiça, macarronada, estrogonofe, arroz e feijão, filé de tilápia, frango assado, sopas e uma grande variedade de verduras e legumes fazem parte do cardápio escolar em Lençóis Paulista. O Centro Municipal de Alimentação Escolar, popularmente chamado de Cozinha Piloto, fornece diariamente 18 mil refeições balanceadas, serviço que atende os alunos dos diferentes segmentos de Ensino, tanto da Rede Municipal quanto da Rede Estadual.

O trabalho na Cozinha Piloto começa todos os dias bem cedo, logo na madrugada, às 2 horas. A cozinheira Maria das Graças, ou a Tia Maria, como é conhecida, começa a trabalhar nesse horário e conta que sempre coloca nas receitas grandes doses de dedicação e carinho. “Enquanto preparo a merenda dos alunos, sempre desejo que eles deem o melhor de si nos estudos, para que quando eu os encontre no futuro sejam alguém importante, alguém de bem”, diz.

Segundo a nutricionista responsável pela Cozinha Piloto, Celeide Marta Boso, a maior preocupação da alimentação escolar é o valor nutricional. “Visamos a saúde dos estudantes”, destaca. “Também preparamos todos os dias um cardápio especial aos alunos que precisam de dietas específicas ou que têm algumas restrições alimentares, como aqueles com diabetes e hipoglicemia, ou que são intolerantes ao glúten”, informa.

Os motoristas são responsáveis por transportar os alimentos da cozinha até as escolas, seguindo rigorosas normas de armazenamento. “Nós temos todo o cuidado necessário no transporte da merenda, para garantir que ela chegue com qualidade”, diz o profissional Luiz Carlos Dias.

Para as creches, a Cozinha Piloto envia os ingredientes para que as refeições sejam preparadas no próprio local. Nelas as crianças recebem o café da manhã, o almoço e o lanche da tarde. Na pré-escola, no ensino fundamental e no ensino médio, os alunos contam com lanche na entrada e a merenda. Os alunos das creches e do ensino infantil também recebem frutas - iniciativa que pretende ser expandida também para o ensino fundamental.

Nas duas escolas municipais de período integral, localizadas nos bairros Jardim Primavera (EMEF Ézio Paccola) e Júlio Ferrari (EMEF Maria Zélia Camargo Prandini), os alunos permanecem o dia todo e também recebem todas as refeições do dia. “Eu como muito quando tem macarrão”, conta o aluno Gian dos Santos, da escola Ézio Paccola. “Meu prato preferido aqui é frango, arroz, feijão e salada”, comenta a colega Stefane dos Santos.

Investimento

Em Lençóis Paulista quase R$ 6 milhões são investidos por ano na alimentação escolar. O valor corresponde aos alimentos, transporte, salários e encargos dos funcionários, além da manutenção de equipamentos e do prédio da cozinha piloto. “Tudo é pensando cuidadosamente para garantir uma alimentação balanceada e saborosa, para que os estudantes se desenvolvam e aprendam cada vez mais”, diz a nutricionista Celeide.