Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Nebulização combate o mosquito adulto
03/03/2015 14h51

Nebulização combate o mosquito adulto

Nebulização mata o mosquito adulto, que pode estar contaminado pela dengue

A semana começou com os supervisores trabalhando intensamente no processo de nebulização nas áreas onde foram confirmados casos de dengue. O inseticida liberado na ação mata o mosquito adulto. “A nebulização é muito importante e é realizada num raio de 200 metros da casa onde foi detectado um positivo. O inseticida mata o mosquito adulto. Esse processo é extremamente necessário porque podem existir insetos contaminados pela doença em circulação. Por isso é fundamental que a população colabore e deixe os supervisores realizarem o trabalho”, destaca o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém. O inseticida utilizado nas nebulizações é a base de água e não de óleo de soja, como ocorreu em anos anteriores. Além disso, o novo produto tem cheiro menos forte. Durante a nebulização é importante guardar alimentos ou proteger alimentos e vasilhas de animais. Os bichinhos, não importa a espécie, devem ser retirados de casa. O morador também deve aguardar pelo menos 15 minutos antes de retornar ao imóvel que passou por nebulização. Embora a nebulização elimine o mosquito adulto, a melhor forma de controle da dengue continua sendo a busca e destruição dos criadouros: locais que possam acumular água. Por isso, não se esqueça de checar os criadouros.