Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Transporte escolar roda 3,5 mil km por dia
27/02/2015 13h42

Transporte escolar roda 3,5 mil km por dia

A aluna Jaqueline Azevedo (12 anos) mora na fazenda Orestes e leva 40 minutos para chegar até a escola. A colega Vitória Meliano mora na região conhecida como Água da Preguiça e tem o mesmo tempo de percurso todos os dias. Apesar da distância, elas contam que o ir e vir da escola é bastante prazeroso. “Dentro do transporte a gente fez várias amizades”, diz Jaqueline. “É divertido”, comenta Vitória.

As duas alunas fazem parte do grupo de aproximadamente 340 alunos que moram nos sítios e fazendas de Lençóis Paulista e usam diariamente o sistema de transporte escolar da Prefeitura Municipal, cujo objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso ao bem mais precioso que alguém pode possuir: a educação.

No total, os veículos que fazem o transporte escolar no município rodam aproximadamente 3,5 mil km por dia, o mesmo que ir e voltar de Lençóis Paulista a Brasília, duas vezes. O investimento para fazer esse sistema funcionar com eficiência é de aproximadamente R$ 2 milhões por ano.

Na área rural, funcionam 21 linhas, que transportam os alunos com veículos fretados, sempre acompanhados pela Diretoria Municipal de Educação. “Essas linhas fazem três períodos, manhã, tarde e noite”, explica Wagner Luiz Martins de Síbia, o responsável por coordenar esse serviço.

A motorista Valdirene Machado faz uma linha de 70 km ao dia, no transporte de zona rural. “Os pais confiam na gente: 'Estou entregando o meu filho para você'. Por isso damos o nosso melhor”, comenta.

Para a área urbana, o município dispõe de frota própria, que transporta diariamente mais de 100 estudantes, dos bairros Santa Terezinha I e II e Jardim Carolina. Os alunos mais novos são transportados sempre com a presença de um monitor. “O aluno tem que ser transportado com eficiência e com segurança, tanto na ida para a escola como na volta. Essa é a nossa preocupação”, destaca Wagner de Síbia.

Segundo o profissional, os alunos de toda a Rede também são transportados para visitas e outras atividades extraclasse, que fazem parte de projetos educacionais, dentro e fora do município. A frota municipal possui carro adaptado para o transporte de alunos com necessidades físicas especiais.

Passe e auxílio

Na área urbana, os estudantes de Ensino Fundamental e Médio que moram a mais de 2 km da escola recebem da Prefeitura o passe escolar, quando não há vaga na escola mais próxima de sua residência. E quando o aluno chega ao ensino superior também pode contar com o auxílio transporte.

Isabela Ribeiro, por exemplo, acabou de concluir o curso de psicologia em Bauru e sempre recebeu o benefício. “O auxílio transporte fez parte da concretização do meu sonho de cursar uma faculdade”, diz.