Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / “Aprender Não Tem Hora” agora garante certificação oficial
06/02/2015 15h58

“Aprender Não Tem Hora” agora garante certificação oficial

Prefeitura de Lençóis Paulista já desenvolve segunda fase do programa de educação de jovens e adultos que está melhorando a vida de muita gente a partir da escolarização

“Até os 100 anos eu quero estudar! E ainda vou fazer uma faculdade!”, diz Josefa Luísa Felismino, 64 anos, com um brilho no olhar que emociona quem a vê. “Eu nunca imaginei que ainda fosse estudar computação. Para mim está sendo uma honra”, diz seu colega, José Maria Rodrigues, 55 anos.

Em comum, eles moram em Lençóis Paulista, não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na idade regular e frequentam agora o 4º ano do EJA – Educação de Jovens e Adultos, de responsabilidade da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Educação. Ambos iniciaram o contato com a alfabetização ainda na primeira fase do Projeto “Aprender Não Tem Hora”, que começou em 2011.

Essa iniciativa da Prefeitura surgiu como programa de alfabetização popular, para oferecer oportunidades educacionais aos alunos que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada. A diretora de Educação de Lençóis Paulista, Lucinara Barbosa, explica que o projeto foi um verdadeiro incentivo para que as pessoas sem escolaridade voltassem ao ambiente escolar e tomassem gosto por ele.

“A primeira etapa desse nosso trabalho foi garantir o acesso e o interesse desses alunos a aprender. Para isso nós flexibilizamos o horário e colocamos um currículo voltado para o desenvolvimento de habilidades na área de língua portuguesa e matemática, favorecendo, assim, o primeiro contato com a alfabetização”, diz.

No segundo semestre do ano passado, o trabalho teve um grande salto: os alunos que fizeram parte do projeto já estavam preparados e puderam ser matriculados no EJA, o programa oficial de Educação de Jovens e Adultos, que garante certificado de conclusão de aprendizado. “Agora, ao final do curso, eles vão receber a certificação de que estão alfabetizados e concluíram a primeira fase do Ensino Fundamental”, comemora Lucinara.

Neste ano, 31 alunos estão cursando o Ensino Fundamental, divididos em duas turmas de EJA, acompanhadas por duas professoras alfabetizadoras, sob orientações pedagógicas da gestão escolar e assessores da Diretoria Municipal de Educação. O curso é realizado na EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, no Jardim Caju. Segundo a coordenadora do trabalho na Rede Municipal, Sabrina Amoedo dos Santos, a Prefeitura dá todas as condições necessárias para facilitar o acesso às aulas.

“Os alunos de outros bairros são transportados até o local por veículos disponibilizados pela Diretoria de Educação. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira das sete às dez horas da noite e, durante o período, os alunos também recebem a alimentação escolar, com lanche na entrada e merenda no intervalo das aulas”, diz.

A coordenadora também informa que um grande ganho foi a inclusão das aulas de informática no programa, com duas horas por semana. “Assim possibilitamos também a inclusão digital, essencial no mundo de hoje”, comenta.

Mudança de vida

Maria da Conceição Lopes, 64 anos, que atua como empregada doméstica, conta que aprender a ler e a escrever resultou em mais confiança no seu próprio trabalho. “Eu não anotava nenhum recado e tinha muita vergonha. Agora eu já posso, graças à escola”.

Ana Rissato Góes, 72 anos, diz que sua qualidade de vida melhorou. “Mudou tudo! Já leio livro de receita e a Bíblia, que adoro”.

“Agora eu me sinto uma cidadã de verdade”, enfatiza Antônia Maria dos Santos Parede, 67 anos. “Posso assinar o meu nome, posso entrar numa loja e comprar o que eu quero, posso pegar um ônibus sozinha”.

Vagas disponíveis

O programa municipal tem vagas disponíveis para turmas do segundo termo (4º e 5º ano do Ensino Fundamental). Os interessados devem fazer a matrícula na Escola Guiomar, com os documentos certidão de nascimento, comprovante de endereço e xerox do RG e do CPF. Pessoas interessadas em cursar os 1º, 2º e 3º anos devem fazer sua inscrição na Diretoria Municipal de Educação (Rua Sete de Setembro, número 7111 – Centro), às segundas-feiras, das 8h às 12 horas, para a viabilização de novas turmas se houver demanda.

Em Lençóis Paulista, o EJA para o Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano) e para o Ensino Médio são responsabilidade do Governo Estadual e o atendimento é realizado na Escola Estadual Antonieta Grassi Malatrasi, localizada na rua Gabriel de Oliveira Rocha, número 390, no Parque Residencial São José.