Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Festival do Livro começa hoje
16/11/2010 14h41

Festival do Livro começa hoje

Será aberta hoje a edição 2010 do Festival do Livro - evento literário promovido pelas Diretorias de Cultura e Educação da Prefeitura de Lençóis Paulista. O tema deste ano é a obra de Monteiro Lobato. O Festival tem por objetivo enfatizar a importância do livro e da leitura na vida das pessoas promovendo uma aproximação do público com as histórias, autores e todas as possibilidades que só a leitura oferece. Já está confirmada a participação do escritor Luiz Antônio Aguiar, que também é tradutor e presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, onde tem trabalhado para divulgar a literatura juvenil brasileira.

A programação montada pelos organizadores contará com diversas manifestações culturais e artística evai de 16 a 26 de novembro na Praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica. Entre as atividades estão contação de histórias, espetáculos de música e dança, teatro, oficinas, além de sessão de autógrafos com escritores que ocorrem na grande livraria montada na Praça.

Logo mais, às 20h, ocorre a abertura oficial do evento. A partir das 19h está será apresentado o espetáculo de dança “A Terra Nasce do Chão”, com a Companhia Oficina de Dança de Botucatu, baseado nos poemas e repentes de Elenilde Teresa Santos. Em seguida, está programado um show musical popular com ênfase nas canções de Noel Rosa, com o músico e escritor Guca Domênico

Luiz Antonio Aguiar

É autor de cerca de 90 títulos. Ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti (1994), várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ, inscrito na lista de honra do IBBY (2007), o White Ravens (2008), a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC RJ. Colaboradora em jornais. Costuma ministrar oficinas de leitura e de criação literária por todo o país.

No Festival do Livro, Aguiar apresentará a palestra “Monteiro Lobato e sua Linhagem Literária”. Sobre a palestra, o escritor comenta:

“Nada em Literatura surge de chocadeira, e antes de se tornar um escritor, o indivíduo é um leitor. É no mundo das bibliotecas que ele define sua "linhagem", sua filiação , a partir de inclinações, reflexões etc. A Linhagem a que pertence Monteiro Lobato tem como emérito fundador Machado de Assis, principalmente no conto "Umas Férias", em que um menino de oito anos é narrador e protagonista, além de toda a história ser estruturada a partir de seu ponto de vista sobre um agudo e doloroso drama familiar. É um conto que apresenta uma criança rebelde, brigando ao seu jeito (de criança) para afirmar essa sua posição (de criança) no mundo, munida também de criatividade, perspicácia e... de ludicidade. São, para mim os elementos fundadores dessa linhagem, que tem seu auge em Monteiro Lobato e como contemporâneos Ana Maria Machado e "O menino maluquinho", de Ziraldo. (E é a linhagem literária à qual me filio...). Aqui, a criança e principalmente a realidade como é vista e como é manipulada pela criança são as estrelas das histórias”.

Programação 2º Festival do Livro

Este ano, o FESTIVAL DO LIVRO oferece aos visitantes uma grande livraria de 400 m2, onde importante editoras estarão expondo e comercializando diversos títulos, entre clássicos, best sellers e lançamentos. Livros para todas as idades. Das 9h às 18h, estará a disposição dos visitantes, uma intensa programação com oficinas, contação de histórias e peças teatrais. Confira a programação completa das oficinas em http://festivaldolivro.wordpress.com/programacao/

 16/11 – terça:

  • 19h– Abertura oficial do evento. ONDE: Auditório Principal

  • 19h30 – Espetáculo de dança “A Terra Nasce do Chão”, com a Cia. de Dança de Botucatu. Espetáculo de dança inspirado nos poemas e repentes de Elenilde Teresa dos Santos. ONDE: Auditório Principal

  • 20h30 – Show de música popular com o músico e escritor Guca Domênico (Ed. Nova Alexandria), que apresenta em seu repertório, obras de Noel Rosa. Logo após, sessão de autógrafos. ONDE: Auditório Principal

17/11 – quarta:

  • 18h – Workshop de cordel com Escritores João Gomes de Sá e Marco Haurélio (Editora Nova Alexandria). Vagas limitadas. Agendamento: [14] 3263-6525 ou clicando aqui. ONDE: Tenda Espaço Cultural “Cidade do Livro” .

  • 19h – Peça teatral “Além das nuvens” com o Grupo Chafariz, de Botucatu. ONDE:Auditório Principal.

  • 19h30 – Dança: Apresentações do Corpo Baile da Escola Municipal Maria Zélia Camargo Prandini e dos bailarinos da Academia Tablado, de Lençóis Paulista.

18/11 – quinta:

  • 18h – Workshop Técnicas de Contação e Leitura de Histórias com escritora Sílvia Morbi (Editora Panda Books). ONDE: Tenda Espaço Cultural “Cidade do Livro”.

  • 19h – Peça teatral O Circo dos Objetos com a Cia Mariza Basso, de Bauru. ONDE:Auditório Principal.

  • 19h45 – Dança: Apresentações dos grupos Ballet e Cia, da Casa da Cultura “Profª Maria Bove Coneglian”, e Grupo de Dança da Escola Municipal Ézio Paccola. ONDE: Auditório Principal.

19/11 – sexta:

  • 18h -Palestra: Monteiro Lobato e sua linhagem literária com o escritor Luiz Antônio Aguiar (Editora Biruta). ONDE: Tenda Espaço Cultural “Cidade do Livro”.

  • 19h- Peça teatral “João Come Feijão” com a Cia. Mariza Basso, de Bauru. ONDE: Auditório Principal.

  • 19h30 – Dança: Apresentação do grupo de alunos da Casa da Cultura “Profª. Maria Bove Coneglian” com coreografias variadas. ONDE: Auditório Principal.

20/11 – sábado:

  • Das 10h às 12h e das 14h às 16h – Oficina de Criação Literária “Projeto Viagem Literária” com o escritor Roniwalter Jatobá. Vagas limitadas. Agendamento: [14] 3263-6525 ou clicando aqui. ONDE: Tenda Espaço Cultural “Cidade do Livro”.

  • 14h às 18h – Mostra “Consciência Negra” do Projeto Formação Líderes do Grupo Lwart. ONDE: Tenda “Monteiro Lobato”.

  • 14h – Música e Ginástica Rítmica: Apresentação da Banda Marcial Zillo Lorenzetti e Ginástica Ritmica com alunos da Escola Municipal Idalina Canova de Barros e Colégio Francisco Garrido. ONDE: Tenda “Monteiro Lobato”.

  • 15h – Mostra de Dança com Academia Inpulsus e grupo de dança de rua Big Style B. Boys. ONDE: Auditório Principal

  • 17h – Apresentação de Concerto Musical coma Orquestra de Cordas da Casa da Cultura. ONDE: Auditório Principal

  • 19h – Espetáculo de dança “O Vestido Encantado”, baseado na obra de Monteiro Lobato com Gabriela Salvador e Janaína Paccola (Studio Corpus) e apresentação do Grupo Street Star com Coreografias Diversas.

21/11 – domingo – INÍCIO DA SEMANA DA MÚSICA:

  • 14h – Apresentação da Orquestra e Coro do Projeto Guri. ONDE: Auditório Principal

  • 14h30 – Banda e Grupo de Ginástica Rítmica da Escola Municipal Idalina Canova de Barros. ONDE: Auditório Principal.

  • 15h30 – Apresentação com o Studio Corpus de Dança, de Lençóis Paulista. ONDE: Auditório Principal.

  • 16h – Apresentação musical com os Alunos da Casa da Cultura. ONDE: Auditório Principal.

  • 16h30 – Apresentação de dança com a Academia Passo a Passo, de Lençóis Paulista. ONDE: Auditório Principal.

  • 20h – Concerto da Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins”. ONDE: Auditório Principal.

22/11 – segunda – SEMANA DA MÚSICA:

  • 19h - Peça teatral “A Paz é a Gente que Faz” com o Grupo Chafarizde Botucatu. ONDE:Auditório Principal.

  • 19h45 – SEMANA DA MÚSICA: Encontro de Corais com o Coral Zillo Lorenzetti, Coral Municipal – Apoio Lwart e Coral Vicente Themudo Lessa. ONDE:Auditório Principal.

23/11 – terça:

  • 19h – Peça teatral “Contos de Laços de Fitas” com o Grupo Chafariz, de Botucatu.

ONDE: Auditório Principal

  • 19h45 – SEMANA DA MÚSICA: Encontro de corais com o Coral Juvenil Unimed, Coral Juvenil da Casa da Cultura e Coral Infantil da Escola Maria Zélia Camargo Prandine. ONDE:Auditório Principal.

24/11 – quarta:

  • 19h - Peça teatral “Abaporu” com o Grupo Chafariz, de Botucatu. ONDE:Auditório Principal.

  • 19h45 – SEMANA DA MÚSICA: Apresentações da Banda Experimental Jovem e Orquestra de Cordas da Casa da Cultura. ONDE:Auditório Principal.

25/11 – quinta:

  • 19h – Peça teatral “A Menina que Descobriu o Mundo” a Cia. Dramas e Folias, de Bauru. ONDE:Auditório Principal.

  • 19h – SEMANA DA MÚSICA: Show de Jazz, Bossa e MPB com Trio Abapuru, de Lençóis Paulista. ONDE:Auditório Principal.

26/11 – sexta:

  • 19h – Peça teatral “Fábulas” com a Cia. Dramas e Folias, de Bauru. ONDE:Auditório Principal.

  • 20hSEMANA DA MÚSICA: Show “Viola, Violão e Poesia” com Silvestre Kuhlmann. ONDE: Auditório Principal.

Serviço:

O Festival do Livro ocorre de 16 a 26 de novembro, na Praça Comendador José Zillo, em Lençóis Paulista. Outras informações (14) 3263-6525, ou pelo blog: www.cidadedolivro.wordpress.com.

 

notícias relacionadas

Tags: festival, livro, começa, hoje.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo