Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município Verde Azul: Lençóis é sexto em ranking do Estado e 1º na Bacia Tietê Jacaré
12/12/2014 09h45

Ações desenvolvidas pela administrsção municipal e trabalho integrado conquistaram dois prêmios

Lençóis Paulista recebeu dois prêmios nesta semana pelas ações desenvolvidas na área ambiental. Com a nota 95,23, o município está em sexto lugar no ranking divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Em 2013, Lençóis Paulista havia obtido o 8º lugar e neste ano, subiu duas posições. O ranking foi divulgado durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes e que contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Rubens Rizek. A prefeita Bel Lorenzetti, o vice-prefeito José Antônio Marise e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins e integrantes de sua equipe, participaram da cerimônia (veja galeria de fotos).

O município também recebeu o Prêmio Franco Montoro pelo 1º lugar por suas ações na Bacia Hidrográfica Tietê Jacaré, composta por 34 municípios, dentre os quais, Araraquara, Jaú, São Carlos e Bauru.

O Programa Município Verde Azul visa estimular as prefeituras a desenvolverem uma agenda ambiental dentro do programa de governo do município. A cada final de ciclo é avaliada a eficácia do município através de 88 critérios de 10 diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, qualidade do ar, gestão das águas, estrutura ambiental e conselho ambiental. A participação do município é pré-requisito para a liberação de recursos pelo Governo do Estado.

O Programa tem a coordenação da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, mas conta com a participação do SAAE, da Diretoria de Educação, Diretoria de Planejamento, Diretoria de Obras e Infraestrutura, Diretoria Jurídica e Diretoria Administrativa.

A Câmara Municipal de Vereadores também tem participação por meio da aprovação de leis que viabilizam o programa, como a lei de arborização urbana, aprovação do plano de resíduos sólidos, lei da madeira legal, lei do programa de educação ambiental transversal, dentre outras.

“A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente agradece ao todas as diretorias, ao SAAE, e a Câmara Municipal pelo apoio e pela participação decisiva que proporcionou as premiações que elevam o nome da nossa cidade no cenário estadual. Foi importantíssimo também a colaboração dos funcionários municipais das diversas diretorias que participaram e contribuíram para a composição dos critérios do Programa, ressaltando ainda o apoio incondicional e estimulante da Prefeita Bel para vencer os diversos desafios para construção do Programa e ao educador ambiental Helton Damacena de Souza”, destacou o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins.

As notas da região

Botucatu – 98,02 (1º lugar)

Lençóis – 95,23 (6º lugar)

Conchas – 91,28 (28º lugar)