Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Fibraresist vai construir fábrica em Lençóis Paulista em 2015
26/11/2014 10h07

Fibraresist vai construir fábrica em Lençóis Paulista em 2015

Novo empreendimento vai gerar 60 empregos diretos e indiretos

A Prefeita Bel Lorenzetti apresentou na manhã desta terça-feira, 25/11, os empresários responsáveis pelo novo empreendimento que fincará os pés em Lençóis Paulista a partir de 2015. Trata-se da Fibraresist que vai se utilizar da palha da cana-de-açúcar para produzir pasta mecânica celulósica. Esta matéria-prima dará origem à fabricação de papel com fibra virgem e que poderá ser utilizada na indústria moveleira, calçadista, construção civil e demais segmentos.

Antonio Carlos Merenda, diretor, e Maria Cristina Pontes de Moraes Merenda, Presidente do Grupo CEM Participações, holding que administra a Fibraresist explicaram à Prefeita, ao Diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, Altair Toniolo, aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e à imprensa detalhes sobre a empresa e os planos de investimentos.

A Fibraresist adquiriu uma área de 30 mil m² no distrito empresarial e a assinatura da escritura foi feita no mesmo dia. As obras de terraplanagem estão previstas para janeiro de 2015. Os empresários pretendem cloncluir as obras em 180 dias. Depois de pronta, a unidade fabril vai gerar 44 empregos diretos e 12 indiretos. Carlos Merenda explicou que em meados do segundo semestre de 2015 a fábrica deverá entar em operação. O investimento do projeto está orçado em R$ 25 milhões, sendo que deste valor, R$ 4 milhões foram dstinados à pesquisa e desenvolvimento da tecnologia.

Produtos

Nos testes realizados na Universidade Federal de Viçosa, a fibra apresentou bom potencial para ser usada em indústrias de papeis Tissue (toalha de papel e papel higiênico) e papeis de embalagem (papéis kraft, manilha, corrugado e tubetes).

Em uma primeira etapa, a empresa pretende produzir 100 toneladas de matéria-prima por dia, totalizando 36 mil toneladas ano. Na segunda etapa, prevista para o terceiro ano de operação, a intenção é dobrar a produção, com 200 toneladas dia, gerando 72 mil toneladas por ano. “Nossa projeto é único no Brasil e já patenteamos esta tecnologia. Queremos , e vamos, levar o nome de Lençóis Paulista para o mundo”, enfatizou Carlos Merenda.

A Prefeita elogiou a iniciativa dos empresários e ressaltou que a instalação do empreendimento na cidade só foi possível graças aos incentivos oferecidos pela Prefeitura. “Nossas leis de incentivos fiscais foram determinantes para a decisão da Fibraresist em instalar em Lençóis Paulista. Todo esse trabalho de estruturação tem por objetivo preparar a cidade para um desenvolvimento equilibrado e trazer para nossa população não só emprego e renda, mas também qualidade de vida”, explicou a Prefeita Bel.