Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeita Bel vai a São Paulo para assinatura de convênio para modernização da BMOL
25/11/2014 17h05

Valor do convênio é de R$ 300 mil

A Prefeita Bel Lorenzetti foi a São Paulo, nesta terça-feira, 25/11, para assinatura de convênio de modernização das Bibliotecas Públicas Municipais vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB). O Convênio foi assinado na sede da Secretaria de Cultura do Estado

A Diretoria de Cultura receberá R$ 300 mil e esse recurso será utilizado para a aquisição de equipamentos que possibilitarão a digitalização e armazenamento do acervo especial e raro de livros e documento da Biblioteca Origines Lessa (BMOL), conforme projeto encaminhado à Secretaria de Cultura.

O Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo , explica que “diante do acervo diferenciado existente em Lençóis, pensou-se na importância da preservação e conservação destes materiais, para proporcionar um melhor acesso visando à preservação cultural utilizando o processo de digitalização, com a modernização do Laboratório de Digitalização e Preservação Digital”.

Com a digitalização, o objetivo é preservar a obra original e oferecer uma cópia fiel à realidade do objeto, proporcionar maior rapidez nas pesquisas, disseminar e disponibilizar este acervo com obras únicas na internet para qualquer interessado através de uma Biblioteca Digital.

Equipamentos

Será feita a aquisição de um aparelho de foto digitalização (scanner) que permitirá o acesso do acervo do Setor de Obras Raras e da hemeroteca com periódicos diversos de relevância cultural da história do Brasil como o Pasquim, Última hora e o Cruzeiro, além de permitir a aquisição da hemeroteca do jornal O Eco de Lençóis Paulista, o primeiro jornal criado na cidade em 1936, sendo terceiro jornal mais antigo do estado de São Paulo, depois do jornal O Estado de São Paulo e jornal Comércio de Jahu da cidade de Jaú.

Também será adquirido um aparelho de Storage que permitirá uma ampliação de capacidade de armazenamento de 24 Tb. O que existe hoje na biblioteca possui uma capacidade de 5 Tb.

Com a implantação da Biblioteca Digital o acesso à informação atenderá um maior números de pessoas e pesquisadores. A modernização do Laboratório de Digitalização e Preservação Digital a biblioteca permitirá disponibilizar e difundir, em formato eletrônico/digital, o acervo e outros documentos de interesse ao desenvolvimento cultural, além de permitir uma maior agilidade na divulgação e obtenção da informação; a disponibilização online de para a comunidade e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Todo o trabalho permitirá o uso simultâneo do documento por vários pesquisadores, nos seus próprios ambientes de trabalho, o acesso ininterrupto das coleções e biblioteca 24 horas e com isso a BMOL vai se transformando em uma biblioteca gratuita e acessível á várias classes de usuários da Internet e principalmente a preservação dos documentos e livros originais.

Entre as ações a serem feitas estão:

- Digitalizar prioritariamente 500 obras e documentos raros dos séculos XV ao XIX;

- Aplicar medidas de preservação digital das obras já digitalizadas;

- Disponibilizar o acervo raro em Biblioteca Digital;

- Divulgar o acervo raro da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa;

- Atingir maior número de pesquisadores e consulentes.