Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
21/11/2014 15h39

Alunos de Osvaldo Cruz visitam Lençóis Paulista

Equipe da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente recepcionaram os estudantes

Alunos e professores do Ensino Médio da Escola Estadual “Dom Bosco”, de Osvaldo Cruz, estiveram em Lençóis Paulista na quarta-feira, 19 de novembro e conheceram diversos pontos da cidade. Os 29 estudantes foram recepcionados por servidores da Diretoria de Meio Ambiente e tiveram a oportunidade de conhecerem os pontos de educação ambiental da cidade.

Inicialmente o grupo conheceu as instalações da Usina de Triagem e Reciclagem de Lençóis Paulista onde foi abordado o tema da gestão dos resíduos sólidos urbanos, bem como a importância da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) para o trabalho da coleta seletiva e o tratamento adequado para cada tipo de resíduo como óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas, pneus, eletrônicos, entre outros. Em seguida visitaram a Biblioteca Municipal onde conheceram um pouco mais sobre a história do escritor Orígenes Lessa, a criação da biblioteca e seu acervo. No período da tarde, visitaram o Parque do Povo, incluindo o Jardim Sensorial, Mini Zoológico de Esculturas e Viveiro de Mudas Municipal “João Romano” onde tiveram a oportunidade de plantar uma árvore com forma de colaborar na restauração ecológica do Córrego da Prata.

O grupo ainda seguiu para o CEA – Centro de Educação Ambiental localizado na Estação Elevatória de Esgotos, oportunidade em que aprenderam sobre o sistema de coleta e tratamento de esgotos, além do serviço realizado no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) com a Estação de Tratamento de Água captada do Rio Lençóis.

Os alunos tiveram um dia diferente e puderam ampliar seus conhecimentos sobre o saneamento básico, além de outros temas abordados como hidrografia local, biodiversidade, preservação ambiental e cultura.