Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cartazes contra a dengue ganham a cidade
18/11/2014 09h07

Cartazes contra a dengue ganham a cidade

Cartaz produzido por alunos da escola Esperança Oliveira

Cartazes alertando contra os criadouros da dengue, confeccionados por alunos do quarto ano das escolas municipais de Lençóis Paulista vão decorar prédios públicos e estabelecimentos comerciais. A iniciativa faz parte do Projeto Agente Mirim, que como o próprio nome diz capacita crianças para atuarem no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O objetivo é que os estudantes se tornem multiplicadores das informações e fiscais no combate aos criadouros do mosquito. “Nessa parte do projeto esperamos motivar as crianças expondo o que foi produzido na sala de aula. Assim, a mãe pode reconhecer o cartaz que foi idealizado pelo filho quando for ao supermercado ou à padaria do bairro”, explica o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém.

Nas escolas

Os agentes comunitários, supervisores e enfermeiras capacitaram as crianças para serem agentes mirins. Cada equipe apresentou a dengue e seus sintomas e trabalhou a forma de prevenção de forma distinta. Foram utilizados vídeos, questionários, propostas visitas às outras salas. A equipe da ESF Vila Cruzeiro/ São João levou até o mosquitófaro – espécie de aquário que mostra o Aedes aegypti em suas diversas fases – para a sala de aula. A equipe da EACS Ubirama apresentou até um funk para a criançada.

Mais ações

Para manter a cidade livre da dengue, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Saúde, iniciou uma série de ações que visam principalmente o combate ao mosquito Aedes aegypti. Além do projeto Agente Mirim, durante os meses de novembro e dezembro, as Diretorias de Saúde e Meio Ambiente realizam um mutirão de limpeza, com foco principalmente nos criadouros. O cronograma está disponível no site da Prefeitura: http://goo.gl/NGtBkP.