Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto Agente Mirim chega às escolas
14/11/2014 14h58

Projeto Agente Mirim chega às escolas

Agentes da Vila Cruzeiro apresentaram às crianças o mosquito em suas diversas fases

Durante esta semana, os alunos de quarto ano das escolas municipais de Lençóis Paulista receberam a visita dos agentes comunitários de saúde, e foram orientados sobre combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Trata-se do projeto Agente Mirim, uma iniciativa da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Saúde, para manter a cidade livre da doença neste verão.

O objetivo é que os estudantes se tornem multiplicadores das informações e fiscais no combate aos criadouros do mosquito. “Eles foram orientados a identificar os focos dentro da própria escola, observar se o descarte do lixo está sendo feito de forma correta pelos coleguinhas, por exemplo. Em casa, vai advertir os pais sobre limpeza de calhas, vedamento da caixa d'água, limpeza da bandeja da geladeira, e outros itens”, explica o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém.

Cada equipe apresentou a dengue e seus sintomas e trabalhou a forma de prevenção de forma distinta. Foram utilizados vídeos, questionários, propostas visitas às outras salas. A equipe da ESF Vila Cruzeiro/ São João levou até o mosquitófaro – espécie de aquário que mostra o Aedes aegypti em suas diversas fases – para a sala de aula (confira fotos e vídeos no: https://flic.kr/s/aHsk5wnxNi). A equipe da EACS Ubirama apresentou até um funk para a criançada (http://goo.gl/nfzVXk).

Para estimular a participação das crianças, os ensinamentos em sala de aula vão virar trabalho de arte. Esta atividade aconteceu em todas as escolas. Com cartolina e criatividade, eles reproduziram os criadouros dos mosquito Aedes aegypti em cartazes. Os trabalhos serão expostos nos estabelecimentos comerciais do bairro.

Mais ações

Para manter a cidade livre da dengue, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Saúde, iniciou uma série de ações que visam principalmente o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Além do projeto Agente Mirim, durante os meses de novembro e dezembro, as Diretorias de Saúde e Meio Ambiente realizam um mutirão de limpeza, com foco principalmente nos criadouros. O cronograma está disponível no site da Prefeitura: http://goo.gl/NGtBkP.

 

notícias relacionadas

Tags: projeto, agente, mirim, chega, escolas.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo