Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Exposição apresenta acervo do escritor Ivan Lessa
05/11/2014 09h53

Exposição apresenta acervo do escritor Ivan Lessa

Exposição pode ser vista partir desta quinta-feira na BMOL

A Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa” expõe a partir desta quinta-feira, 6, as obras de uma de suas mais recentes aquisições: o acervo particular de Ivan Lessa (veja galeria de fotos).

Morto em 2012 em Londres, onde morava, o escritor e jornalista filho de Orígenes com Elsie Lessa, trabalhou e colaborou com vários órgãos de imprensa, como a TV Globo, as revistas “Senhor”, “Veja” e “Playboy” e os jornais “Folha de S. Paulo”, “Estado de S.Paulo” e “Jornal do Brasil”. Foi fundador e um dos principais colaboradores do jornal crítico “O Pasquim”, durante a resistência à ditadura.

Na ocasião de sua morte, através de um colaborador conhecido da família, a Biblioteca Municipal fez contato com Ana Elizabeth Fiusa, sua esposa. Entendendo a importância da doação do acervo do marido para a BMOL, Elizabeth colaborou de pronto com a equipe da Biblioteca.

“Ficamos aproximadamente um ano em contato com a viúva do Ivan, com o objetivo de mensurar o tamanho do acervo e como poderíamos trazê-lo de Londres para cá”, afirma Marina Ronque, coordenadora da Biblioteca.

Uma parceria com o Grupo Lwart possibilitou o transporte do acervo através de navio. Os livros foram recebidos na Biblioteca no último dia 08 de setembro. Entre os títulos estão livros com a dedicatória de seus pais e coleções de revistas raras. Segundo pesquisas da bibliotecária Silviane Sanches, algumas coleções só podem ser encontradas na Biblioteca Nacional.

Outras, como a da revista “FONFON”, são únicas. A exposição pode ser vista de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3263 6522. Quem Foi Ivan Lessa Ivan Pinheiro Themudo Lessa (São Paulo, 9 de maio de 1935 — Londres, 8 de junho de 2012) foi um jornalista e escritor brasileiro.

Filho do escritor Orígenes Lessa e da jornalista e cronista Elsie Lessa, era neto do pastor presbiteriano Vicente Temudo Lessa e bisneto do escritor e gramático Júlio César Ribeiro Vaugham, autor, entre outros, do romance naturalista A Carne e também criador da bandeira do estado de São Paulo.

Ivan foi editor e um dos principais colaboradores do jornal O Pasquim, onde assinava as seções Gip-Gip-Nheco-Nheco, "Fotonovelas" e Os Diários de Londres, escritos em "parceria" com seu heterônimo Edélsio Tavares. Lessa publicou três livros: Garotos da Fuzarca (contos, 1986), Ivan Vê o Mundo (crônicas, 1999) e O Luar e a Rainha (crônicas,2005).

Ivan Lessa morava em Londres desde janeiro de 1978 e escrevia crônicas três vezes por semana para a BBC Brasil. Ivan Lessa criou junto com o cartunista Jaguar o ratinho Sig (de Sigmund Freud), baseada na anedota corrente da época na qual se dizia que se "Deus criou o Sexo, Freud criara a sacanagem".

O ratinho se tornou símbolo de O Pasquim, aparecendo também nas capas da coleção "As anedotas do Pasquim", publicada nos anos 70 pela Editora Codecri.Ivan Lessa também escreveu em 2003, a apresentação para o livro A sangue frio (1965), de Truman Capote, que em nova edição no ano de 2009, integrou a Coleção jornalismo literário, junto de outros livros renomados, como Berlim de Joseph Roth e Hiroshima, de John Hersey.