Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis realiza nesta semana a segunda Fejel
04/11/2014 10h09

Lençóis realiza nesta semana a segunda Fejel

Alunos da Rede Municipal durante confecção dos produtos

A Prefeitura de Lençóis Paulista, em parceria com o Sebrae, realiza nesta semana a 2ª Fejel – Feira Jovens Empreendedores Lençoenses. O evento, que é coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda (DDGER) e pela Diretoria de Educação, ocorrerá de 6 a 8 de novembro, na Praça Comendador José Zillo (Concha Acústica). O cerimonial de abertura vai ocorrer às 8h30 da próxima quinta-feira.

A ampla programação organizada contempla mostra e venda dos produtos confeccionados pelos cerca de 1.600 alunos da Rede Municipal de Ensino que têm aulas de empreendedorismo, além de palestras, consultorias e outros serviços oferecidos aos cidadãos e empresários.

Durante a feira, os alunos vão expor e comercializar trabalhos nos seguintes temas: o mundo das ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, locadora de produtos, temperos naturais, empreendedorismo social, sabores e cores, artesanato sustentável, novas ideias, grandes negócios e ecopapelaria.

Pequenos empreendedores, grandes ideias

Em Lençóis Paulista, todos os alunos das escolas municipais do sexto ao nono ano, bem como os estudantes das duas unidades de período integral (localizadas nos bairros Jardim Primavera e Júlio Ferrari), têm em sua grade curricular a disciplina Empreendedorismo. É o resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP.

As negociações começaram no ano de 2009 e as aulas iniciaram em 2011, após um programa de capacitação dos professores. O objetivo é estimular o empreendedorismo desde cedo nas crianças e jovens, já que os temas abordados -entre eles a convivência com o outro, o trabalho em equipe e o planejamento- podem ser aproveitados por todos, independente do campo de atuação, e por toda a vida. O profissional de hoje, para ter sucesso, precisa contar com características que vão além da base técnica de cada profissão. Mais que nunca, aspectos comportamentais como criatividade, trabalho em grupo, poder de decisão, capacidade de resolver problemas e boa comunicação, entre outros quesitos próprios dos empreendedores de êxito, também são necessários.

As aulas acontecem nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professora Idalina Canova de Barros (Nova Lençóis), Professora Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Caju), Professora Lina Bosi Canova (Ubirama), Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes), Prefeito Ézio Paccola (Jardim Primavera) e Professora Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari).

Os números

- De 2011 até agora, 5.910 alunos da Rede Municipal de Ensino já tiveram aulas de empreendedorismo.

- Até o momento, 117 professores já passaram pela capacitação nesse segmento.