Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretorias de Tecnologia e Educação implantam ficha de desempenho informatizada
02/10/2014 09h45

Diretorias de Tecnologia e Educação implantam ficha de desempenho informatizada

Atualmente a tecnologia está integrada com as mais diversas áreas. Na Educação não é diferente: ela está presente desde a sala de aula até os lares de alunos e professores.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) tem trabalhado em conjunto com a Diretoria Municipal de Educação (DME) para transformar o dia a dia escolar.

Ferramentas vem sendo desenvolvidas e melhoradas nos últimos anos com a finalidade de auxiliar na execução dos mais variados processos dentro e fora da escola; partindo do trabalho realizado na secretaria, passando pela avaliação das crianças, chegando até as decisões tomadas pela equipe gestora da DME.

A Ficha de Desempenho é um mecanismo utilizado pelos educadores nas escolas municipais para acompanhar o desenvolvimento das habilidades de seus alunos, muito útil em casos onde não são aplicadas provas, como na Educação Infantil, por exemplo.

Além disso, com ela é possível analisar aspectos do aprendizado que nem sempre são contemplados nas tradicionais provas bimestrais; o que faz da Ficha de Desempenho uma ferramenta de grande utilidade até mesmo na Educação Fundamental, que já conta, além das provas bimestrais, com outros instrumentos de avaliação como o SAELP.

Cada aluno tem sua própria Ficha de Desempenho, que o acompanha durante todo o ano. A ficha é composta por diversas habilidades, coerentes com a etapa de ensino em que o aluno se encontra, que devem ser avaliadas pelos educadores bimestralmente.

Antes da informatização o cenário não era dos melhores: o preenchimento da ficha era feito manualmente, com cada professor tendo em mãos um formulário com várias páginas, onde anotava sua avaliação sobre as habilidades do aluno.

Tudo era extremamente maçante e repetitivo, já que o professor deveria preencher um formulário por aluno a cada bimestre. Outro aspecto negativo do período pré informatização era a dificuldade de recuperação e tabulação das informações preenchidas pelos professores.

Com frequência dados preciosos sobre os alunos ficavam perdidos nas muitas folhas de papel que se acumulavam sobre as mesas dos educadores ou em seus armários e gavetas. Hoje a realidade é bem diferente: com a ferramenta desenvolvida pela DTI os educadores e a equipe pedagógica da DME visualizam as fichas dos alunos a partir de qualquer computador conectado à internet, bastando fazer o acesso diretamente na página da Diretoria de Educação no site da Prefeitura Municipal.

O professor agora preenche a ficha selecionando a resposta para cada habilidade diretamente na tela do computador, de maneira muito mais fácil e ágil, sem papel ou caneta. A recuperação das informações das fichas também mudou drasticamente. Se antes era preciso procurar o que se desejava em formulários de papel, hoje basta um clique para que os educadores tenham a sua disposição relatórios e gráficos gerados a partir do preenchimento feito pelos professores.

A ferramenta disponibiliza diferentes visões dos dados. É possível extrair informações de alunos individualmente, salas e até mesmo da escola toda. Num futuro próximo será disponibilizada uma visão que contempla toda a rede municipal de ensino.

Em operação desde o segundo semestre de 2013 a ferramenta atende hoje todos os alunos da Educação Infantil, que compreende o Maternal II, Etapa I e Etapa II. Já são mais de 4 mil fichas preenchidas através do computador, poupando trabalho dos professores e garantindo retorno rápido das informações.

O próximo passo é levar para alunos e educadores da Educação Fundamental todos os benefícios e avanços já alcançados na Educação Infantil. Graças ao uso da tecnologia, hoje podemos afirmar que a Ficha de Desempenho Escolar tem seu papel como instrumento pedagógico garantido. Montanhas de papel nunca mais.