Lençóis Paulista, 08 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Grupos analisam diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana
29/08/2014 15h26

Grupos analisam diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana

Lençóis Paulista deu os primeiros passos para a elaboração de seu Plano de Mobilidade Urbana. A primeira reunião de trabalho ocorreu na noite de quinta-feira, 28/08, no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e contou com a presença de 38 participantes.

O encontro foi coordenado pela equipe da Diretoria de Planejamento. Na oportunidade, foram elencadas 10 diretrizes que começarão a ser discutidas, nos meses de setembro e outubro, pelo cinco grupos formados. As diretrizes ajudarão na elaboração do Plano. Em novembro, serão agendados novos encontros, abertos ao público, para que as propostas sejam apresentadas e apreciadas pela população.

O diretor de Planejamento, Luiz Eduardo Conti, avaliou como positiva a reunião. “Contamos com um bom número de pessoas, representantes do poder público e da sociedade civil, demonstrando o interesse de todos em colaborar com propostas e ideias. Acredito que o resultado dos trabalhos será muito bom”, avaliou o diretor.

O que é o Plano Municipal de Mobilidade Urbana?

Até abril de 2015, em atendimento à lei federal 12587/2012, todos os municípios brasileiros deverão elaborar e aprovar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que tem por objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte visando a melhoria da acessibilidade e da mobilidade das pessoas e cargas no território do Município. Esse plano estabelecerá condições e metas de curto, médio e longo prazo, que determinarão como o município deverá se desenvolver, garantindo qualidade de vida da população no que tange à locomoção.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana também visa contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.