Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projetos que deram certo são intensificados na Rede Municipal
25/08/2014 16h49

Projetos que deram certo são intensificados na Rede Municipal

Muitos projetos são desenvolvidos nas escolas da Rede Municipal de Ensino para garantir o máximo desenvolvimento dos alunos. "Eles somam às aulas tradicionais e fazem toda a diferença para que seja conquistada uma educação sólida e também para que desenvolvam valores importantes para toda a vida", diz a diretora de Educação, Lucinara Barbosa. Ela aponta que no decorrer deste ano três deles foram ampliados na Rede, por conta dos bons resultados comprovados:

Projeto Khan Academy

A iniciativa, que ocorre por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, contribui com o aprendizado de matemática por meio do uso do computador, com a utilização de vídeos curtos com uma linguagem direta e muito didática para explicar os conteúdos escolares, e plataforma com um mecanismo de jogo, que motiva o interesse dos alunos. Por meio dela, cada aluno avança no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes. Os professores monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real, permitindo um planejamento de aulas personalizadas, considerando as dificuldades e demandas de cada um.

No ano de 2013 ele foi aplicado com os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos. Em 2014, a ferramenta é utilizada do primeiro ao nono ano em todas as escolas municipais. Por meio dela já são constatados avanços na aprendizagem de matemática.

Ler e Escrever

O Programa "Ler e Escrever" envolve material impresso e capacitações para fortalecer as competências profissionais da equipe técnica e de gestores escolares para melhorar a alfabetização nos anos inicias do Ensino Fundamental.

A primeira implantação ocorreu na EMEF Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari) e resultou em sucesso na melhoria da aprendizagem da leitura e da escrita, com alunos que apresentavam dificuldades em linguagens. Neste ano o programa acontece também na EMEF Ézio Paccola (Jardim Primavera). Ele foi direcionado às duas unidades escolares de Lençóis Paulista que atendem os alunos em período integral.

Mente Inovadora

Por meio de diferentes jogos, o projeto “ Mind Lab – Mente Inovadora” contribuiu para que os alunos estabeleçam conclusões lógicas, planejamento e tomada de decisões na investigação e compreensão de situações problemas. Também estimula o trabalho em equipe, a resolução de conflitos, a autoconfiança e responsabilidades.

Em 2013 o programa atendeu os alunos da EMEF Maria Zélia e em 2014 também foi expandido para a EMEF Ézio Paccola.