Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Reinauguração marca os 30 anos da escola Irma Carrit
22/10/2010 18h40

Reinauguração marca os 30 anos da escola Irma Carrit

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Irma Carrit, na Vila Cruzeiro, comemora seus 30 anos de fundação com a reinauguração do prédio, que passou por reforma e ampliação. O cerimonial de reinauguração ocorreu na última terça, dia 19, com a presença de estudantes e seus familiares, a equipe da escola, parentes da patronesse e autoridades municipais.

A prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti e o diretor de Educação Luiz Eduardo Conti também estiveram presentes e ressaltaram a importância do investimento para melhor atender os alunos. A diretora Clarice Borin Ciccone e o escritor Florindo Paccola, patrono da biblioteca da escola, também se manifestaram sobre as reformas e os 30 anos de fundação da instituição.

De acordo com o engenheiro Fernando Ortega, coordenador de Obras da Diretoria de Educação, no pavilhão superior foram reformadas quatro salas de aulas, construídas uma secretaria adequada, uma sala de direção, sala dos professores, banheiro, copa e biblioteca. Já no pavimento inferior, quatro salas de aulas foram reformadas e construídos dois banheiros infantis, um banheiro adaptado para deficientes, um escovódromo e um bebedouro para as crianças.

Para ampliar o espaço e atender a demanda no bairro, uma permuta de área foi feita com o Centro Educativo. “Com a retirada da administração do prédio antigo ganhou-se a sala de informática, que antes era muito pequena e hoje é adequada. As crianças também têm uma nova biblioteca e espaço multiuso de brinquedoteca nas salas”, acrescenta Ortega, sobre o investimento de aproximadamente R$220 mil.

Motivo de orgulho

As sobrinhas da patronesse Terezinha Maria Carrit de Souza Delgado e Terezinha Celina Carrit de Souza marcaram presença no cerimonial de reinauguração da escola e aprovaram a reforma. “O resultado ficou excelente. A escola está muito bonita”, apontou Celina. “Para as crianças, agora há mais espaço e para nós, que representamos a família, o investimento é motivo de orgulho”, emendou Terezinha

A patronesse

Durante 31 anos, Irma Carrit exerceu o magistério com dedicação, amor e carinho, lecionando em várias escolas da cidade, entre elas Esperança de Oliveira e Eliza Pereira de Barros, aposentando-se em abril de 1980.

Muito católica, a educadora também colaborou com a evangelização no Santuário Nossa Senhora da Piedade: atuou como catequista, ministra da eucaristia e levou por muitos anos a eucaristia para as pessoas impossibilitadas de locomoção.

Muito adepta à arte, Irma Carrit também confeccionou muitas peças para artesanato, como pintura em tecido, bordados à mão e à maquina e flores utilizadas para festas e eventos escolares, além da ornamentação de andores para as procissões.

A educadora faleceu em 29 de abril de 1996, aos 85 anos, deixando saudades entre seus familiares, amigos e os muitos alunos aos quais se dedicou ao longo de sua vida.