Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa de Gestão Escolar alinha ações na rede municipal
22/10/2010 17h48

Programa de Gestão Escolar alinha ações na rede municipal

Uma parceria da Diretoria de Educação de Lençóis Paulista com a Kroton –uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil– representa um novo importante investimento para garantir a qualidade na Educação da Rede Municipal. É o Programa de Gestão Escolar (PGE), cuja primeira jornada ocorreu nesta semana, na segunda-feira, 18, e na terça, 19.

O foco é padronizar as ações de gestão na rede para garantir altos níveis de aprendizagem entre os estudantes, demonstrados em avaliações externas e padronizadas, como é o caso do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos índices que mede a qualidade da educação no Brasil.

Participam da capacitação diretores ou vice-diretores das escolas municipais e integrantes da equipe da Diretoria de Educação. “A questão não é trabalhar mais, mas sim, trabalhar melhor”, aponta Lúcia Helena Pereira Gomes, coordenadora consultora do PGE. “Com o programa, será possível o alinhamento das ações, entre Diretoria, escolas, sala de aula e alunos”, destaca.

O programa abrange dezesseis jornadas. “Durante os encontros, os participantes vão aprender tudo sobre gestão escolar e depois fazer o desdobramento para as escolas municipais”, explica Gomes.

O sistema de implantação tem duração de dois anos e contempla uma fase presencial e outra que trabalhará com a plataforma online, por meio da Faculdade Pitágoras. Ao final do programa, os participantes sairão pós-graduados em Gestão Escolar.

No Estado de São Paulo, as cidades de Peruíbe e Sorocaba já trabalham com a implantação desse programa e comemoram avanços. “Vimos grandes avanços no Ideb desses municípios”, aponta a consultora do PGE.

A organização

A Kroton Educacional, considerada uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil, possui trajetória de mais de 40 anos na prestação de serviços no Ensino Básico e atua no Ensino Superior desde 2001, por meio da marca Pitágoras.

Na área pública, a organização está presente com a marca Projecta, comprometida com políticas públicas de melhoria da qualidade da educação no Brasil e com grande experiência no setor. A transferência do Programa de Gestão Escolar que agora ocorre em Lençóis Paulista é viabilizada por meio da Projecta.