Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município tem projetos aprovados pelo Fehidro; Fundo vai liberar R$ 678,6 mil
15/07/2014 11h18

Município tem projetos aprovados pelo Fehidro; Fundo vai liberar R$ 678,6 mil

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) vai liberar R$ 678,6 mil para a execução de projetos para controle e recuperação de manancial subterrâneo e gestão e tratamento das águas residuárias e drenagem.

A informação foi confirmada durante reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Jacaré, realizada nesta semana, no município de Araraquara, e que contou com a participação da prefeita Bel Lorenzetti e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins.

Os dois projetos totalizam um custo de R$ 727.093,72. Deste total, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, Fehidro, vai liberar R$ 678.662,34 para a execução dos dois projetos.

No projeto para recuperação do manancial subterrâneo, o SAAE vai investir R$ 12.902,98 como contrapartida. O primeiro projeto contempla o Plano de Monitoramento para Programa de Controle de Recuperação de Manancial.

O tem por objetivo conhecer o comportamento do aquífero onde estão instalados os poços de captação de água usados pelo SAAE. O monitoramento vai possibilitar um controle mais eficaz para o uso racional e sustentável do aquífero, principalmente nos casos de abaixamento de seu nível, nos períodos de escassez de chuvas ou de uso excessivo.

Para a execução do projeto de Gestão e Tratamento das Águas Residuárias e Drenagem da Unidade de Serviços Municipais, a prefeitura vai aplicar R$ 35.528,40. Este projeto será executado na Unidade de Serviços Municipais onde se desenvolvem as atividades da Usina de Triagem de Lixo, Aterro Sanitário, Fábrica de artefatos de concreto e Usina de Asfalto.

O recurso será utilizado para regularização topográfica do maciço de lixo em desuso (aterro encerrado); construção de canaletas de captação de águas pluviais ao redor do aterro encerrado e condução das mesmas para uma lagoa de armazenamento; construção de novas fossas sépticas; adequações na captação de água de lavagem e das chuvas da usina de asfalto; instalação de mecanismos de coleta de águas de chuvas dos telhados dos galpões para utilização na limpeza das instalações da unidade de serviços municipais. Na foto acima, a prefeita Bel Lorenzetti, o prefeito de Araraquara e presidente do Comitê da Bacia Tietê Jacaré, Marcelo Fortes Barbieri (ao centro) e o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Benedito Luiz Martins