Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Tecnologia desenvolve sistema para consulta prévia de viabilidade de instalação de empresas estabelecidas
07/07/2014 17h01

Uma boa notícia para quem pensa em abrir seu próprio negócio. A Diretoria de Tecnologia da Informação, através do setor de Desenvolvimento de Sistemas Informatizados (DSI), fez a programação e disponibiliza a Consulta Prévia de Viabilidade de Instalação de Empresas Estabelecidas.

Trata-se de um serviço on-line, acessível pela WEB, e gratuito, pelo qual é possível verificar de forma fácil, a viabilidade de instalação de empresas estabelecidas, informando apenas o endereço do imóvel, e a atividade a ser pleiteada. O sistema informatizado detalha e determinada se a atividade é permitida no local, se há restrições de horários de funcionamento, possibilidades de uso do imóvel, necessidades de laudos de órgãos específicos entre outras informações pertinentes a cada consulta realizada. A consulta também pode ser realizada para terrenos ainda não edificados, onde se pretende realizar construção.

Antes da implantação deste serviço, toda solicitação tinha que ser protocolada junto à Prefeitura, necessitando o deslocamento do contribuinte até o Paço Municipal. Com o novo recurso automatizado, a maioria das respostas são imediatas exceto quando for necessária a consulta ao Conselho de Política Urbana, nesses casos, o pedido será analisado e respondido por e-mail ao solicitante. “Tudo é feito de forma eletrônica, agilizando e registrando todas as operações, buscando eficiência e antecedência na resolução de eventuais dúvidas”, ressalta o Diretor de Tecnologia da Informação, Éder Paccola Santa Bárbara.

A consulta não gera nenhum processo ou pedido formal, apenas fornece informação prévia, muito útil para agilidade aos empreendedores, aos profissionais do ramo imobiliário e aos escritórios de contabilidade, que pretendem abrir um negócio ou prestar serviços a seus clientes.

Para utilizar o serviço, basta acessar o site da Prefeitura no endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br e em seguida o ícone do sistema ou visitando a página de Tributação.