Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / FESTIVAL DO LIVRO traz palestra com Luiz Antônio Aguiar
14/10/2010 19h00

FESTIVAL DO LIVRO traz palestra com Luiz Antônio Aguiar

A edição 2010 do FESTIVAL DO LIVRO - evento literário promovido pelas Diretorias de Cultura e Educação da Prefeitura de Lençóis Paulista – já começa a tomar forma. O tema deste ano é a obra de Monteiro Lobato e já está confirmado para participar da programação, Luiz Antônio Aguiar; escritor, tradutor e presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, onde está batalhando para divulgar a literatura juvenil brasileira.

Autor de cerca de 90 títulos, Aguiar ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti [1994]; várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ; inscrito na lista de honra do IBBY [2007]; o White Ravens [2008], a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC RJ. Colaboradora em jornais. Costuma ministrar oficinas de leitura e de criação literária por todo o país.

No FESTIVAL DO LIVRO, Aguiar apresentará a palestra “Monteiro Lobato e sua Linhagem Literária”. Sobre a palestra, Aguiar comenta:

“Nada em Literatura surge de chocadeira, e antes de se tornar um escritor, o indivíduo é um leitor. É no mundo das bibliotecas que ele define sua "linhagem", sua filiação , a partir de inclinações, reflexões etc. A Linhagem a que pertence Monteiro Lobato tem como emérito fundador Machado de Assis, principalmente no conto "Umas Férias", em que um menino de oito anos é narrador e protagonista, além de toda a história ser estruturada a partir de seu ponto de vista sobre um agudo e doloroso drama familiar. É um conto que apresenta uma criança rebelde, brigando ao seu jeito (de criança) para afirmar essa sua posição (de criança) no mundo, munida também de criatividade, perspicácia e... de ludicidade. São, para mim os elementos fundadores dessa linhagem, que tem seu auge em Monteiro Lobato e como contemporâneos Ana Maria Machado e "O menino maluquinho", de Ziraldo. (E é a linhagem literária à qual me filio...). Aqui, a criança e principalmente a realidade como é vista e como é manipulada pela criança são as estrelas das histórias”.

O FESTIVAL DO LIVRO acontece de 16 a 26 de novembro, na Praça Comendador José Zillo, em Lençóis Paulista. Outras informações [14] 3263-6525, ou pelo blog: www.cidadedolivro.wordpress.com