Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura começa a liberar o pagamento do Auxilio Transporte 2014
22/05/2014 11h12

Prefeitura começa a liberar o pagamento do Auxilio Transporte 2014

Quase mil estudantes lençoenses serão beneficiados em 2014 com o Auxílio Transporte, pago pela Prefeitura Municipal. Esse número é praticamente 50% superior em comparação a 2013, quando 665 estudantes foram beneficiados.

O pagamento do benefício deste ano terá um custo para o município de R$ 1.425 milhão, com um aumento de 42,5% em relação ao valor desembolsado no ano anterior. Serão beneficiados, de forma escalonada, estudantes com renda familiar de até dez salários mínimos, devidamente habilitados junto à Assistência Social Municipal.

Segundo a Prefeita Bel Lorenzetti, “apesar do momento difícil por que passam os municípios, em virtude das políticas econômicas fixadas pelo Governo Federal que causaram queda de arrecadação, com reflexos negativos no orçamento, a administração municipal fez o possível para garantir o benefício e atender o crescente número de estudantes lençoenses”.

O reembolso será feito na próxima semana e a Prefeitura pagará aos estudantes com renda familiar até 5 salários mínimos 50% (cinquenta por cento) dos valores dispendidos nos meses de fevereiro, março e abril. Aos estudantes com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos, o percentual será de 30% (trinta por cento) das despesas do trimestre.

A partir do mês maio, segundo a Prefeita, será possível elevar os percentuais, beneficiando ainda mais os estudantes. Aqueles com renda familiar com até 5 salários mínimos serão reembolsados com 80% (oitenta por cento) dos valores gastos com transporte. Estudantes com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos receberão 40% (quarenta por cento) dos valores gastos.

Auxílio Transporte

O Auxílio Transporte é um benefício pago pela Prefeitura Municipal a estudantes lençoenses que o requereram junto à Diretoria de Assistência e Promoção Social. São atendidos estudantes de cursos universitários, por meio de reembolso das despesas com transporte até as faculdades e seu retorno. O reembolso é feito de forma escalonada, com pagamento maior àqueles com renda menor e menor àqueles com renda mais alta, sempre dentro dos limites do orçamento municipal.

Até 2013 eram beneficiados os estudantes que viajavam para outras cidades, uma vez que os cursos não estavam disponíveis em Lençóis Paulista. Neste ano, receberão auxílio transporte também estudantes que cursam faculdade em Lençóis Paulista. Além disso, o benefício foi estendido a estudantes já formados, que cursam outra Faculdade e aqueles cursando pós graduação e doutorado.

Em consequência dessas mudanças, o número de estudantes beneficiários com auxílio transporte pulou de 665 em 2013, para 989 em 2014. A verba orçamentária para pagamento do benefício em 2013 era de R$ 1 milhão passando para R$ 1,425 milhão em 2014. Esse acréscimo foi possível graças ao remanejamento de verbas do orçamento municipal, já que, devido à situação econômica, não houve aumento orçamentário de um ano para outro.