Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Estudantes de Lençóis têm aula em netbooks
08/10/2010 14h20

Estudantes de Lençóis têm aula em netbooks

Imagine a cena. A reportagem chega para fotografar a aula pra lá de interativa. Muitos alunos nem se dão conta. Compenetrados, eles estão com os olhares focados na tela do computador. Todos usam netbooks, os computadores portáteis que têm à disposição na própria sala de aula.

Em Lençóis Paulista, essa cena já é real. Desde abril deste ano os cerca de 360 estudantes da escola municipal Maria Zélia Camargo Prandini, no bairro Júlio Ferrari, trabalham com esses equipamentos. É mais uma ferramenta para estimular o aprendizado e garantir a inclusão digital. A escola, que é polo de tecnologia em Lençóis Paulista, foi escolhida pela Diretoria Municipal de Educação para implantar o projeto piloto, mas a intenção é, gradativamente, levar essa tecnologia para todas as escolas da cidade.

O projeto, que tem o nome de Série Destino, ocorre por meio de uma parceria junto à editora Saraiva, que disponibiliza, via internet, as atividades direcionadas à aprendizagem da matemática. Para garantir a eficiência da metodologia, os professores passam por aulas de capacitação.

"Avaliações já demonstram que os alunos estão assimilando melhor o conteúdo", conta a coordenadora de informática da escola, Sandra Cristina Andreciolli de Matos.

A diretora Sandra Cristina Sanches Peres acrescenta que, com a medida, em sua escola os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com essa tecnologia que a maioria não têm em suas casas. "A intenção é oferecer o que uma escola de primeiro mundo tem e eles têm essa oportunidade estando numa escola municipal e no bairro Júlio Ferrari", diz.

Lousas digitais

Segundo a coordenadora de informática da Diretoria de Educação, Laura Regina Paniagua Justino, a próxima novidade será a implantação de lousas digitais nas escolas, o que ela vê como um importante estímulo para a aprendizagem.

"As aulas, sem dúvida, ficarão mais atrativas, já que uma coisa é você falar sobre um país, outra coisa é você mostrar imagens dele por meio da lousa digital", aponta. "Serão muitas as possibilidades de trabalho para o professor, a favor do processo de ensino-aprendizagem".

SAIBA MAIS

- Em Lençóis Paulista todas as escolas municipais com sala de aula em funcionamento são atendidas com a informática educacional.

- Todas as escolas oferecem o Programa de Inclusão Digital para atender a comunidade. Qualquer pessoa pode participar. Basta se dirigir à escola para fazer a inscrição e ter vontade de aprender sobre informática.

- Neste ano, a Rede Municipal de Ensino criou o cargo de Professor Orientador de Informática Educacional. Até o momento, são oito profissionais que atuam na capacitação dos professores e auxiliam nas aulas da Educação Infantil e nas escolas que atendem os alunos também no período inverso.