Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Esperança promove palestras sobre o Centenário
25/03/2014 16h18

Escola Esperança promove palestras sobre o Centenário

Para celebrar a chegada do centenário da Escola Esperança de Oliveira -patrimônio histórico do Estado de São Paulo-, a Prefeitura Municipal, por meio das Diretorias de Educação e Cultura, e a equipe da unidade educacional, organizam uma ampla programação cultural para o dia 12 de abril (sábado), quando também ocorrerá o Dia do Reencontro. Antes dessa data, no entanto, a escola já envolve os alunos em atividades pedagógicas com o tema, como em um ciclo de palestras que acaba de ser realizado, com a participação da arquiteta da Prefeitura Municipal Simone Elisa Diegoli Dal Ben e do professor e historiador Edson Fernandes.

“O prédio tem grande importância histórica e arquitetônica. Nele foi adotado o estilo eclético, que era o mais pomposo da época; era algo moderníssimo. As estruturas em ferro utilizadas também eram símbolo de riqueza e de poder”, comentou a arquiteta, sobre o prédio que foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em agosto de 2002. Isso garante que ele seja mantido em sua arquitetura original.

Com o historiador Edson Fernandes, as crianças souberam de muitas curiosidades históricas do sistema educacional, como a separação por sexos que havia antigamente. “Há registro de que no corredor da escola havia uma porta, tipo vai e vem, que separava meninos e meninas. Até as disciplinas eram diferentes. As meninas, por exemplo, tinham a disciplina 'prendas domésticas'”, contou.

Segundo a diretora Clarice Aparecida de Alencar Garcia, educadores, pais e alunos estão envolvidos nas atividades realizadas. “As professoras estão realizando pesquisa junto à comunidade para uma grande exposição no dia 12 de abril e estão preparando os alunos com os conteúdos de cada temática para receber o público”, explica.