Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Saúde alerta para cuidados durante o carnaval
25/02/2014 08h49

Diretoria de Saúde alerta para cuidados durante o carnaval

Vai viajar ou aproveitar as opções culturais da cidade durante o carnaval? Quem tem filhos pequenos deve seguir algumas regras quanto ao vestuário, alimentação, hidratação e cuidados pessoais com as crianças para que a comemoração ocorra de forma tranquila. Quem dá algumas dicas é a pediatra Cristina Consolmagno Baptistella, que atende na rede pública de Lençóis Paulista.

Segundo a médica, por ser um feriado prolongado, é comum ocorrerem mudanças na rotina e isso pode afetar as crianças. Principalmente no caso dos mais pequenos, é importante manter o horário das refeições, não esquecer da hidratação, do protetor solar, e ficar sempre de olho, para que não ocorra nenhum incidente.

Na estrada

Quem pode emendar o feriado e vai fazer uma viagem longa, tem que pensar no bem-estar das crianças. Segundo Cristina, isso significa fazer paradas regulares, a cada duas horas, dando tempo para que a criança vá ao banheiro, corra e ande.

Também é bom evitar comer nas paradas à beira da estrada, onde o risco de contaminações ou intoxicações é maior. Leve lanches de casa. Se tiver sacola ou cooler, vale a pena incluir sucos e frutas como parte do lanche.

Não descuide do protetor solar e do repelente, caso esteja num ambiente onde existam pernilongos e insetos. Repita a aplicação do produto regularmente. Se estiver perto de piscinas, rios ou praia, oriente a criança a só entrar na água na supervisão de um adulto. E fique de olho.

Na matinê

Quem já preparou a fantasia e vai levar os pequenos para a matinê, a principal dica da pediatra é “Leve em conta a vontade da criança. Se ela já brincou, tirou foto e enjoou da fantasia, troque por uma roupa mais confortável. O carnaval deve ser uma experiência divertida para a criança e não estressante”, resume.

A programação de carnaval da Diretoria de Cultura téra desfile do Bloco pela Contra Mão, no sábado, 1º de março, matinês nas quadras das escolas e show com a bateria da Escola de Samba Águia de Ouro, de Bauru, no domingo (02/03), na Concha Acústica.

Hidratação

Essa dica vale para todo mundo. Hidratação pode ser feita com água, chás, sucos, água de coco. Refrigerantes devem ser evitados. No caso das crianças, a pediatra lembra que é importante oferecer líquidos a todo momento.

Alimentação

Evite frituras nesse período, principalmente se estiver fora de casa. Estabelecimentos comerciais, como lanchonetes e restaurantes, oferecem menor risco de contaminação do que barracas e produtos de vendedores ambulantes, por exemplo, devido às melhores condições de acondicionamento dos alimentos e higiene.