Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Esperança de Oliveira passa por revitalização
06/01/2014 16h55

Escola Esperança de Oliveira passa por revitalização

Neste período de férias escolares, a EMEF “Esperança de Oliveira” -patrimônio histórico do Estado de São Paulo- passa por obras de revitalização. A unidade escolar, localizada no Centro de Lençóis Paulista, completa 100 anos no próximo mês de abril e a reforma integra o calendário comemorativo para celebrar a data.

Como o prédio é tombado, para que as obras pudessem iniciar, primeiro foi solicitada a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), conforme explicou o engenheiro Fernando Ortega, coordenador de obras da Diretoria Municipal de Educação. “A reforma consiste na pintura geral do prédio, mantendo a cor do tombamento dela [tom de amarelo], além de outras medidas como a aplicação de sinteco nas salas de aula e a colocação de novo piso de concreto na quadra. Também haverá a troca do telhado da cozinha e de uma sala de aula externa”, explica o engenheiro.

A expectativa é que o trabalho seja concluído até a primeira quinzena de fevereiro. O investimento na reforma é de aproximadamente R$140 mil.

Mais obras

A Diretoria Municipal de Educação também atua em outras obras de reformas e melhorias neste período, aproveitando a ausência dos alunos nos prédios escolares. Na EMEI “Maria Cordeiro Fernandes Orsi”, na Cecap, está sendo construída uma área administrativa nova, com cerca de 130 metros quadrados. O prédio da unidade também receberá pintura geral. O investimento no local é de cerca de R$200 mil reais.

A EMEI “Yvonne Conti Capoani”, no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, também passa por reforma geral e contará com nova pintura (investimento de aproximadamente R$ 100 mil).

A Creche “Dona Izabel Zillo”, em Alfredo Guedes, que abriga 30 crianças, também está sendo reformada. A unidade recebe pintura geral, troca do piso e adequação da cozinha (um investimento em torno de R$80 mil).

No mesmo bairro, a EMEIF “Philomena Briquesi Boso” também recebe nova pintura, substituição do piso das salas de aula, do pátio e reforma dos banheiros dos alunos, com investimento em torno de R$120 mil.

Na EMEI “Eliza Pereira de Barros”, localizada no Centro, estão sendo substituídos todos os telhados das salas de aula, para resolver problemas de infiltração de água (investimento de cerca de R$60 mil reais).

Já na Creche “Dona Maria Moretto Boso”, no Jardim Primavera, está ocorrendo a instalação do piso vinílico, que oferece vantagens térmicas em relação ao piso frio (investimento de R$ 7 mil).

Novas creches

O coordenador de obras da Diretoria de Educação também informa que está em andamento o processo para construção das duas novas creches conquistadas pela prefeita Bel Lorenzetti junto ao governo do Estado.

“Na creche do Jardim Maria Luíza já houve a aprovação de toda documentação. Ela já está em mãos do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) e segue o trâmite burocrático no governo. Em relação à creche do Jardim Grajaú, também aguardamos os trâmites legais do governo para a liberação da licitação”, diz Ortega.