Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educadores passam por capacitação para trabalhar com rodas de leitura
28/09/2010 19h12

Educadores passam por capacitação para trabalhar com rodas de leitura

Que a leitura traz muito conhecimento, ninguém duvida. Mas o que ainda nem todo mundo sabe é que ela pode, também, ser fonte de prazer e diversão. O programa "Entre na roda – leitura na escola e na comunidade" estimula essa prática em Lençóis Paulista. Por meio de uma parceria da Diretoria Municipal de Educação com a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), educadores da rede participam de encontros mensais que ensinam sobre a melhor maneira de vivenciar rodas de leitura na escola e na comunidade. Os encontros se estendem até dezembro.

A formação conta com 25 participantes, entre professores do Ensino Fundamental I e II de língua portuguesa e coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

"O interessante é que esses participantes desenvolvam o trabalho com as demais professoras de sua escola, como nas HTPCs [as horas de trabalho pedagógico coletivo] e inclusive com os pais, antes de iniciar uma reunião, por exemplo", aponta Rosângela Cristina Morelli, assistente técnico-pedagógico da Diretoria de Educação, que atua como formadora do programa no município, junto à também assistente técnico-pedagógico Roselene Ribeiro do Prado.

Segundo elas, para o próximo ano, um nova turma deverá ser montada para participar do trabalho.

Técnicas simples podem fazer toda diferença

Os procedimentos e estratégias que o “Entre na roda” traz são simples, mas significativos. Segundo as formadoras, consiste em reservar horários nobres para o trabalho com a leitura compartilhada, trazer informações sobre o autor, o contexto de produção, o tema, entre outros.

Outra dica é propor um espaço para o diálogo que emerge da roda, aproximando as pessoas e os saberes, para facilitar a compreensão dos textos. Assim a leitura pode propiciar não só momentos de conhecimento, mas também de diversão e prazer.