Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com grafitagem, alunos aprendem a preservar o patrimônio público
08/11/2013 15h49

Com grafitagem, alunos aprendem a preservar o patrimônio público

Para combater o vandalismo em suas instalações, a Escola Municipal Idalina Canova de Barros, no Jardim Nova Lençóis, em Lençóis Paulista, criou um projeto inovador em parceria com a Diretoria Municipal de Educação e a Editora Positivo.

Batizado de “Arte na Rua, Arte Sua”, o projeto une estudantes, professores e artistas do grafite para estudar arte contemporânea, desenhar e pintar. Os aproximadamente 750 alunos da escola primeiro participaram de oficinas sobre o tema, quando também geraram desenhos inspirados no ambiente escolar, que na última quarta-feira [dia 6] foram parar nos muros externos da escola.

"Foi muito legal", avaliou o aluno Rafael Paganini Bueno (12 anos), que cursa o sexto ano e pintou na parede o esqueleto de um peixe. “Ele está morto porque quero mostrar que devemos preservar a natureza e o espaço onde vivemos", disse.

A prefeita Bel Lorenzetti esteve acompanhando os alunos logo no primeiro momento, às 8h30. "Com a banda da escola presente, apresentação de dança e as crianças pintando o muro e valorizando o espaço, é possível lembrar a todos que passam que este é um território sagrado. Pintar a escola com esta dinâmica e alegria significa resgatar o verdadeiro valor dela para a comunidade e para a vida de cada um", comentou.

A diretora de Educação, Lucinara Barbosa, também acompanhou a ação de perto. “Com ações diferentes e prazerosas estamos incentivando os estudantes e a comunidade a valorizarem a arte e condenarem a pichação”, diz.

Segundo a diretora da EMEF, Patrícia Sanches Macome, o trabalho já começou a dar resultado. "Posso dizer que a indisciplina melhorou cerca de 90% . E já não temos pichações na escola", comemora.

CONFIRA MAIS FOTOS: clique aqui