Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa aposta nos estudantes para estimular segurança e saúde no campo
20/09/2010 15h40

Programa aposta nos estudantes para estimular segurança e saúde no campo

Os estudantes das quartas séries da Rede Municipal de Ensino participam da terceira edição do projeto “Dupont na Escola,” com o programa “Segurança e Saúde no Campo”. Trata-se de uma parceria entre a empresa multinacional Dupont Agricultura e Nutrição, a Diretoria de Educação de Lençóis Paulista e a Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê).

Total de treze escolas municipais – todas as que contam com quartas séries do Ensino Fundamental– participam da iniciativa que aposta nos estudantes como multiplicadores da informação.

Nesta semana, a programação contemplou as EMEFs Profª Idalina Conova de Barros, Profª Maria Zélia Camargo Prandini, Profª Lina Bosi Canova e Luiz Zillo, na segunda-feira, e a EMEF Esperança de Oliveira e a EMEIF Eliza Pereira de Barros, nesta sexta.

Primeiro, no salão da Diretoria de Educação, os alunos assistem a vídeos e palestra sobre o tema, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Dupont Marco Antônio Cunha. “Visamos a segurança e a saúde do trabalhador rural e, com o projeto, nosso intuito é conscientizar sobre as boas práticas agrícolas e a segurança que o trabalhador deve ter para produzir alimentos de forma mais saudável e sustentável”, diz.

Após a palestra, é a vez de grafite, lápis de cor e borracha entrarem em ação, quando os estudantes vão para a parte prática para desenvolver os desenhos e redações. Os alunos também recebem gibis que se apoiam no lúdico para garantir a educação e são orientados para que repassem o material aos pais após o lerem.

O programa contempla 100 municípios em todo o Brasil e Lençóis Paulista, hoje, é a cidade que agrega maior número de participantes.

Premiação

Como motivação, os estudantes donos dos melhores trabalhos serão premiados no âmbito da escola e também do município. O campeão de cada escola, que apresentar maior desempenho na redação e no desenho, ganhará um MP6, e estará apto a disputar, com os demais vencedores de cada escola, um computador notebook. A escola desse estudante também será contemplada e receberá um computador completo. Já o segundo colocado geral do município, terá direito a um videogame playstation.

O suspense fica por conta de uma premiação surpresa, que dará direito a uma máquina digital. A organização só divulgará no dia da entrega dos prêmios, ainda sem data agendada, quais os critérios levados em conta para essa premiação.