Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeita Bel Lorenzetti inaugura Biblioteca Comunitária
31/10/2013 16h20

Prefeita Bel Lorenzetti inaugura Biblioteca Comunitária

A Prefeitura de Lençóis Paulista, em parceria com a empresa Duratex e o Instituto Ecofuturo, inauguram na noite da quarta-feira, dia 30, a “Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Nelson Faillace”, na EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Jardim Caju). O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes das instituições envolvidas, professores, alunos e seus familiares.

“Inaugurar uma biblioteca é abrir para a comunidade as portas de um tesouro. É abrir a cortina de um palco. É desvendar um espaço onde tudo é possível e onde grandes riquezas estão para serem exploradas; onde o conhecimento está para que possamos dele se apossar e fazer o melhor uso do que está nos livros”, declarou a prefeita Bel Lorenzetti, ao público presente.

A biblioteca, que conta com a execução técnica da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), é resultado de um trabalho cooperativo e articulado que envolveu o patrocínio da Duratex e apoio integral da Prefeitura, que realizou toda a reforma do espaço de 114 metros quadrados para, inclusive, tornar a biblioteca acessível aos portadores de deficiência e à comunidade.

“A melhor forma de estimular a leitura é disponibilizar livros de livre acesso. A Prefeitura e a Duratex também acreditam nessa ideia e tornam possível esta biblioteca com quase cinco mil livros de qualidade de graça para a comunidade”, destacou Daniele Juacaba, gestora do Projeto Biblioteca Comunitária do Instituto Ecofuturo.

O gerente florestal São Paulo Oeste da Duratex, Robson Rodrigues Resende, fez uma recomendação clara aos estudantes: “Usem e abusem da biblioteca que estão ganhando. O conhecimento é a única coisa que recebemos e que ninguém nos tira. Aproveitem essa oportunidade!”.

Grato

O carioca de nascimento e lençoense de coração Nelson Faillace, escritor e intelectual que dá nome à Biblioteca Comunitária da Escola Guiomar, agradeceu publicamente a homenagem. “Uma imensa alegria tomou conta do meu ser quando eu recebi a gratíssima notícia de que meu nome seria dado à Biblioteca Comunitária hoje inaugurada”, disse ele, durante seu discurso. Minutos depois, ao conhecer as instalações, não escondeu a emoção: “Estas lágrimas são de emoção. A biblioteca está linda”, comentou.

Implantação

O processo de implantação da biblioteca foi iniciado em março de 2013. Durante os sete meses foram oferecidos os cursos de auxiliar de biblioteca e de promotor de leitura para a comunidade, professores e bibliotecários do município. Trinta pessoas foram formadas e estão melhor preparadas para atender os usuários e apoiar o “nascimento” de novos leitores, realizar a gestão de bibliotecas e promover leitura para crianças, jovens e adultos, fortalecendo a cultura de leitura local. Também foi realizada uma oficina de Gestão de Sustentabilidade, para os profissionais da Prefeitura que estarão cuidando da sustentabilidade dessa e de outras biblioteca do município.

Os participantes receberam os certificados de conclusão dos cursos durante a cerimônia de inauguração da biblioteca.

Na foto, a prefeita Bel Lorenzetti e o homenageado, entrando na biblioteca inaugurada

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO NA GALERIA DE IMAGENS: clique aqui