Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Guiomar ganha Biblioteca Comunitária amanhã
29/10/2013 10h51

Escola Guiomar ganha Biblioteca Comunitária amanhã

A Prefeitura de Lençóis Paulista, em parceria com a empresa Duratex e o Instituto Ecofuturo, inaugura amanhã [quarta-feira, 30], a “Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Nelson Failace”, na EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, localizada no Jardim Caju. O evento ocorrerá a partir das 19 horas.

A biblioteca, que conta com a execução técnica da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), é resultado de um trabalho cooperativo e articulado que envolveu o patrocínio da Duratex e apoio integral da Prefeitura, que realizou toda a reforma do espaço para, inclusive, tornar a biblioteca acessível aos portadores de deficiência e à comunidade.

“Além de a escola ter a área da antiga biblioteca duplicada e o acervo ampliado, o espaço também passará a atender a comunidade, despontando como uma nova opção de cultura no bairro”, diz a diretora de Educação, Lucinara Barbosa.

O processo de implantação da biblioteca foi iniciado em março de 2013. Durante os sete meses foram oferecidos os cursos de auxiliar de biblioteca e de promotor de leitura para a comunidade, professores e bibliotecários do município. Trinta pessoas foram formadas e estão melhor preparadas para atender os usuários e apoiar o “nascimento” de novos leitores, realizar a gestão de bibliotecas e promover leitura para crianças, jovens e adultos, fortalecendo a cultura de leitura local. Também foi realizada uma oficina de Gestão de Sustentabilidade, para os profissionais da Prefeitura que estarão cuidando da sustentabilidade dessa e de outras biblioteca do município.

“Com o curso, melhoramos muito nosso conhecimento sobre as reais funções de uma biblioteca!”, comenta Maria Zuleica Boso, uma das cursistas que trabalhará na biblioteca comunitária. “Aqui no bairro estão todos ansiosos com a inauguração, principalmente as crianças, que se apaixonaram pelos móveis, pela decoração”, conclui.

O Instituto Ecofuturo disponibiliza mil novos livros de literatura, de diversos gêneros, selecionados pela FNLIJ e pela comunidade, além de computadores, impressora, TV, DVD, máquina fotográfica e parte do mobiliário.

O Projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso existe há 13 anos e contribui com a democratização do acesso ao livro e à leitura em 11 estados do País. “O projeto mostra o quanto é possível e importante o entrelaçamento de conhecimentos e práticas de organizações da sociedade civil, comunidade, poder público e iniciativa privada para a discussão e implementação de uma política pública que viabilize a construção de uma cultura coletiva de leitura”, defende a diretora de Educação e Cultura do Ecofuturo, Christine Castilho Fontelles.

O homenageado

“A literatura é capaz de recuperar vidas e eternizar histórias muitas vezes esquecidas”. É o que destaca Nelson Failace, escritor e intelectual que dará nome à Biblioteca Comunitária da EMEF Guiomar Borcat.

Carioca, Failace ficou conhecido pelas crônicas e reportagens que escreveu para o jornal Tribuna Lençoense, tendo entrado definitivamente para o mundo das letras em 2000, quando, com o intuito de recuperar a história da cidade que o acolheu, publicou o livro de poesia “A Saga de Lençóis”. Depois dessa obra, Nelson também contou a história da Igreja Matriz, em comemoração aos seus 150 anos de existência, e está preparando outro lançamento: “Crônicas e Histórias Lençoenses”.

Serviço:

Inauguração – Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Nelson Failace

Data: 30 de outubro de 2013, às 19h

Local: EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat (Rua Horácio Dias Baptista, nº 255 - Jd. Caju)

Na foto, a fachada da Escola Guiomar Borcat