Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeita Bel participa da inauguração da escola do SESI Alberto Trecenti
04/10/2013 16h33

Prefeita Bel participa da inauguração da escola do SESI Alberto Trecenti

A Prefeita Bel Lorenzetti participou na manhã desta sexta-feira, 4 de outubro, da inauguração da escola Alberto Trecenti, unidade do SESI (Serviço Social da Indústria) que recebeu a presença do presidente da entidade, Paulo Skaf, além de inúmeras autoridades locais e da região. A escola, que iniciou as aulas em fevereiro deste ano, foi aberta ao público para que a população pudesse conhecer suas instalações.

Durante seu discurso, a Prefeita Bel ressaltou o trabalho daqueles que ajudaram a tornar realidade a escola na Cidade. Também comemorou essa grande conquista. “Este é um dia de colheita e de continuar semeando. Depois de uma caminhada longa, vemos a escola funcionando e com a presença do Presidente da Fiesp, que nos alegra muito. E continuar semeando, pois estamos com muita esperança de tudo que vai acontecer daqui pela frente, contribuindo para a educação e formação de nossas crianças e jovens”, comentou.

Paulo Skaf destacou que para qualquer cidade do Estado e do Brasil, uma escola é uma instituição de transformação social. “Uma escola em que os alunos aprendem em sala de aula, contem com laboratórios bem equipados, pratiquem esportes, tenham atividades culturais e se alimentem é importante em qualquer lugar. Para Lençóis Paulista esta escola vai fazer tudo isso para os jovens e nos próximos anos e décadas, milhares deles vão adquirir o maior patrimônio que a pessoa pode ter que é o conhecimento”.

Durante seu discurso, Skaf anunciou que até junho de 2014 a Escola Alberto Trecenti contará com um campo de futebol society de grama sintética e uma pista de atletismo para a prática desportivas.

(Veja algumas imagens da inauguração na galeria de fotos)

Escola do SESI

Iniciado em 2007, o modelo de Escolas do SESI prevê a oferta de ensino fundamental em tempo integral, ensino médio articulado com a educação profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e a construção de 100 escolas no estado. Os prédios já entregues oferecem equipamentos modernos e ambientes amistosos para o processo de aprendizagem.

A unidade Alberto Trecenti passa a oferecer ensino fundamental em tempo integral, o que permite que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Dos 316 estudantes, 281 serão atendidos no ensino fundamental, sendo 228 matriculados em período integral. A escola também oferecerá ensino médio para 35 alunos.

Construída em terreno com 24,4 mil m², a unidade em Lençóis Paulista foi projetada com 12 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, um laboratório de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, uma sala multidisciplinar, uma sala de atendimento aos pais, cozinha com despensa e refeitório e quadra poliesportiva coberta.

O Sesi-SP desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como sistema SESI-SP de Ensino que engloba processos de ensino, aprendizagem e pesquisa. Essa concepção educacional parte da perspectiva de que toda criança ou adolescente é capaz de aprender se lhe forem oferecidas boas situações de aprendizagem.

Neste ano, já foram inauguradas 18 escolas do Sesi-SP nos municípios de Presidente Epitácio, Mococa, Tambaú, Guararapes, Votuporanga, Vinhedo, Americana, Bragança Paulista, Pirassununga, Descalvado, Jacareí, Avaré, Sumaré, Porto Ferreira, Jardinópolis, Santa Cruz do Rio Pardo, Presidente Prudente e Cajamar e duas do Senai-SP, respectivamente, em Ourinhos e Pompeia.

Homenagem a Alberto Trecenti

A escola leva o nome de Alberto Trecenti. Nascido em 7 de dezembro de 1932, Alberto Trecenti sempre acreditou no potencial industrial de Lençóis Paulista, tanto que, na década de 50, transferiu sua oficina mecânica de Palmital para o município, contrariando pessoas que diziam que a iniciativa não daria certo.

Com o apoio da família, prosperou e passou a atuar como ajudante na construção de usinas de açúcar e álcool. Em função de seu conhecimento na área, tornou-se referência para jovens que desejavam aprender esse ofício. Muitos desses aprendizes montaram suas próprias oficinas que, atualmente, são comandadas pela segunda geração da família, a exemplo da Mecânica Damasceno e da Serralheria Portoni.

A evolução da pequena oficina deu origem ao Grupo Lwart, que atua em todo o Brasil e no exterior. A visão de Alberto Trecenti e de seus irmãos sempre foi aliar o desenvolvimento da cidade com a formação de jovens.

Criado pelo Grupo Lwart em 1988, o Projeto Escola, já atendeu mais de 18 mil alunos do ensino fundamental das escolas públicas e particulares da cidade. O objetivo da iniciativa é estimular os jovens a continuar seus estudos e evitar a evasão escolar durante a mudança do ensino fundamental para o ensino médio.

Também apoiado pela visão dos irmãos, foi criado, em 2002, o projeto Formação de Líderes, que já formou mais de 260 jovens. O objetivo é desenvolver o espírito de liderança participativa em adolescentes do ensino médio, orientando a vocação natural e a visão empreendedora desses jovens.